Como os Brasileiros Estão Investindo Durante a Crise?

 | 29.05.2020 15:03

Por Rebeca Nevares, sócia da Monte Bravo Investimentos

Na última coluna falei sobre uma transformação importante que está em curso no Brasil. O número de investidores pessoa física no mercado de equities tem aumentado segundo a B3 e este não é um movimento isolado. Os brasileiros estão investindo mais e aparentemente entenderam a importância de criar uma reserva de emergência, algo tão importante para nos dar tranquilidade em momentos como o que vivemos atualmente.

Para ilustrar o que eu quero dizer, vamos pegar dados recentes de captação da poupança. O volume de recursos aplicados pelos brasileiros em abril foi o maior desde 1995, somando cerca de R$30,5 bilhões.

Muitos podem pensar que existem opções melhores e que as pessoas estão começando de forma errada, mas na verdade eu vejo este movimento como algo bastante positivo. A população na verdade está despertando para a importância de investir e guardar dinheiro.

E quando olhamos para as aplicações no Tesouro Direto, que registrou um saldo positivo de R$1,58 bi em abril, podemos perceber algo fundamental para a transformação do nosso país.

Assim como na bolsa de valores, o número de jovens que investem também cresceu. O público com idade entre 16 e 25 anos foi responsável por cerca de 33% dos aportes em títulos públicos.

Como eu disse anteriormente aqui neste espaço, uma sociedade que tem a cultura de poupar é a base para um país rico e desenvolvido.

O importante aqui é entender que está havendo uma mudança do brasileiro em relação ao dinheiro. Não importa se as pessoas estão começando pela poupança. Ela pode ser a porta de entrada para quem quer investir.

O mercado financeiro se tornou bastante acessível nos últimos anos, mas ainda assim pode parecer um terreno complexo e hostil para quem está começando. Contar com a ajuda de algum profissional pode ser uma saída e hoje muitas empresas oferecem conteúdos para quem deseja aprender mais sobre finanças. Mas fundamental mesmo é começar!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações