Como os Estados Unidos evitaram uma recessão até agora?

 | 19.07.2023 14:15

Apesar das inúmeras previsões de recessão, a economia dos Estados Unidos segue firme.

Foi a partir do segundo semestre de 2022 que começaram a surgir os anúncios de recessão no país. Mais especificamente, em junho do ano passado, 68% dos economistas acreditavam que a recessão atingiria os EUA até 2023. Em setembro, Nouriel Roubini, ex-economista do FMI conhecido como "Dr. Doom" ("Dr Apocalipse") por ter previsto a crise financeira de 2008, também soou o alarme, alertando para uma recessão "longa e terrível".

Logo em seguida, no mês de outubro, o ex-secretário do Tesouro americano, Larry Summers, afirmou que a recessão era quase inevitável, assim que a inflação ultrapassou 5%, o que faria a taxa de desemprego superar 6%. Em abril deste ano, Summers novamente alertou que as "probabilidades de recessão estão aumentando".

Isso ocorreu após sua declaração em janeiro para "ter cuidado com falsos alvoreceres". No entanto, apesar de todos esses prenúncios de recessão, o fato é que isso nunca se materializou oficialmente. Ao contrário, tanto a taxa de inflação quanto a de desemprego estão baixas, indicando uma economia sólida.

h2 Baixas taxas de inflação e desemprego/h2

O relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de junho mostra uma queda na inflação para 3%, a mais baixa desde março de 2021. Da mesma forma, a taxa de desemprego caiu para 3,6%, oscilando entre 3,4% e 3,7% desde março de 2022. Isso indica um mercado de trabalho consistentemente aquecido, um importante indicador contra recessão.

O fato de o desemprego e a inflação estarem em baixas faixas é ainda mais interessante, uma vez que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, insinuou várias vezes que será necessário haver um ajuste no mercado de trabalho para combater a inflação. Quem está desempregado geralmente contém os gastos, o que se traduz em menos demanda agregada.

E se a demanda por bens e serviços cai, a economia se desaquece. Isso acaba gerando uma queda no PIB que, combinada a outros fatores, pode fazer com que o país entre oficialmente em recessão.

h2 Economia americana ainda está inundada de dinheiro/h2

De acordo com o último relatório da agência de estatísticas econômicas, os salários médios por hora estão acima da taxa de inflação, com uma taxa anual de 4,4%. Nos últimos quatro meses consecutivos, os ganhos superaram a inflação. Mais importante ainda, os consumidores têm mais dinheiro em contas bancárias do que em 2019, ajustado pela inflação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora