Como Selecionar Ações Pagadoras de Dividendos?

 | 11.05.2021 18:06

Muitas pessoas que estão iniciando a sua jornada no mercado constantemente se perguntam como selecionar ações para investir.

Existem diversos métodos, e cada indivíduo pode pensar de um jeito, variando muito também conforme cada estratégia de investimentos.

Definitivamente, não há resposta certa – gosto muito de pensar que investir não é uma ciência exata, vale o que você entende como sendo o mais correto e o que mais funciona para você. Siga conselhos, pesquise, estude, mas no fim do dia faça o que você acredita!

Isso dito, vou contar para você um pouco sobre como eu gosto de selecionar ações focadas em distribuição de Dividendos.

Vamos passar por um processo inicial de filtragem. É um ótimo começo e acho que vai ajudá-lo! Vamos lá?

1 - Yield > 5 por cento/h2

Recomendo que, para começar a formar uma carteira de dividendos, considerando os níveis atuais de juros, você escolha Ações com um Dividend Yield de, no mínimo, 5 por cento.

“Mas Guilherme, o que é o Dividend Yield?”

Ele é um indicador de extrema importância na hora de realizar a análise, relativamente tranquilo de entender: ele demonstra, em linhas gerais, a relação em porcentagem dos dividendos distribuídos em relação ao preço da ação.

Quer um exemplo? A empresa distribuiu 10 reais em dividendos nos últimos 12 meses e seu preço de tela hoje é de 100 reais. Logo, o Dividend Yield seria de 10/100 = 10 por cento. Esse é o retorno com dividendos que você levaria comprando essa ação agora…

Utilizamos critérios de distribuição passada nesse exemplo, que podem facilmente ser encontrados no site de Relação com Investidores (RI) das empresas. Contudo, projetar esse yield considerando premissas a respeito do que virá daqui em diante é mais interessante ainda.

2 - Consistência nos lucros e dividendos/h2

De nada adianta a empresa ter uma distribuição extraordinária em um determinado período, com um yield de dois dígitos, mas não apresentar nenhum tipo de consistência na sua distribuição de dividendos ao analisar o histórico.

Um yield muito alto pode ser um fator extraordinário, não-recorrente ou alguma questão cíclica, e saber entender isso é fundamental para investir em dividendos de forma sustentável – comentei um pouco mais sobre isso no meu insight da semana passada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Abaixo, um exemplo do que falo de consistência/crescimento nos lucros e dividendos: veja que eles estão, quase sempre, em consonância.