Comparação Brasil x Turquia: Principais Variáveis Macroeconômicas

 | 06.09.2018 10:32

Esse rápido artigo tem o objetivo de ilustrar comparativamente o desempenho das principais variáveis macroeconômicas de dois emergentes que estão sobre forte turbulência: Brasil e Turquia.

Não vamos analisar caso a caso, nem explicar cada movimento, pois a compreensão é imediata para aqueles que acompanham o noticiário econômico dos países.

  • Crise econômica atingiu apenas no Brasil (por enquanto)

PIB Brasil e Turquia
  • O risco-país dos dois emergentes andam, naturalmente, muito próximos (mesma tendência), embora no curto prazo cada um tenha sua particularidade. No período recente, o estresse maior é da Turquia.

Risco Brasil e Risco Turquia
  • Dado o aumento do risco em ambos países, bem como a conjuntura internacional, a taxa de câmbio está depreciando nos dois países, com destaque para a Lira turca.

  • Inflação turca disparou, reflexo (em partes) do movimento do câmbio, enquanto a brasileira está bem controlada.

  • Uma das consequências do movimento cambial e da inflação é a maior elevação da taxa de juro por parte da Turquia no período recente, ao passo que o Brasil mostrou uma trajetória estável num baixo patamar.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

  • O desemprego segue maior no Brasil, dado a crise intensa nos últimos anos. Ainda assim nossa tendência é declinante, diferente do caso turco.

  • Por fim, no caso Fiscal, a situação brasileira é terrível, com trajetória da dívida bruta crescente. Por outro lado, apesar de não ter uma dívida num nível elevado, a Turquia tem uma concentração elevada de dívida externa, o que expõem bastante o país, o que tem resultado na volatilidade recente. Aqui é importante pontuar que usamos a metodologia do FMI, que difere daquela divulgada pelo BC, apenas para a comparação ser possível.

Em suma, a Turquia está numa situação pior que que a brasileira no curto prazo que, dependendo da nossa eleição, poderá iniciar um 2019 muito melhor e se distanciar ainda mais do cenário turco.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações