Comparando Desempenhos de Governos

 | 02.06.2014 02:42

Na época do governo militar brasileiro, os EUA e outros países associados à OTAN eram conhecidos como “primeiro mundo”. Enquanto a União Soviética e seus aliados formavam o “segundo mundo”, nós éramos relegados à categoria de “terceiro mundo”. Anos depois esses termos caíram em desuso e passamos a ser chamados de “país emergente”. Criado em 2001, o acrônimo BRIC apadrinhou-nos e, pouco depois, viríamos a figurar entre os quatro principais países sob os holofotes dos investidores internacionais.
 
Os juros reais negativos nos EUA da década de 1970 certamente contribuíram para o milagre econômico brasileiro, trazendo para cá mais capital estrangeiro. A partir de 2002, a mesma situação de juros reais negativos por lá, e maior entrada de capital estrangeiro por aqui, se repetiu. Mais uma vez, o Brasil se beneficiou com outra notável melhora no desempenho econômico nacional, permitindo a ascensão das classes C e D.
 
Escrevendo um texto anterior sobre a , eu não havia me preocupado em comparar estes avanços econômicos nos dois governos, militar e petista. Procurei então alguns dados que me ajudassem a quantificá-los. Com tanta inflação entre um e outro, adotei como medida o PIB real brasileiro (já descontada a inflação) convertido para dólares (pelo câmbio de 2005 e ajustados em valor constante do seu poder aquisitivo no ano 2000). Os dados utilizados são do Banco Mundial e podem ser visualizados no gráfico abaixo: