Conclusão do Brexit e os Destaques da Semana

 | 31.01.2020 16:37

Panorama Semanal de 27 a 31 de janeiro*

A ampliação da epidemia de coronavírus, com a doença já detectada em diversos países, foi o destaque da semana no noticiário. A Organização Mundial de Saúde declarou o caso como uma emergência de saúde pública global. Apesar do anúncio, a OMS não restringiu viagens à China e acredita que o país está lidando bem com a situação, o que gerou um certo alívio global.

As preocupações na área econômica derivam de uma expectativa menor do PIB chinês neste primeiro trimestre do ano, com consequências para parceiros comerciais e o crescimento mundial.

Outras notícias de destaque ao longo da semana foram:

O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) manteve a taxa de juros dos EUA. O presidente da instituição, Jerome Powell, disse que ainda é cedo para se avaliar os impactos do coronavírus sobre a economia americana.

Ainda sobre os EUA, foram divulgados os números do PIB de 2019, que ficaram abaixo da meta de 3% do presidente Donald Trump.

E o processo de impeachment contra Trump pode ter fim ainda nesta sexta-feira no Senado, onde os republicanos são maioria. A tendência é de absolvição do presidente americano.

Finalmente, o Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia acontece nesta sexta-feira à noite, encerrando uma novela de quatro anos, mas começando uma transição no novo cenário.

No Brasil, a taxa de desemprego recuou para 11% no último trimestre do ano passado, de acordo com o IBGE. São 11,6 milhões de brasileiros.

Na Previdência, os números de 2019 mostraram um déficit recorde: R$ 318 bilhões.

A inflação medida pelo IGP-M ficou em 0,48% em janeiro.

Regina Duarte aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ocupar a Secretaria de Cultura.

E as chuvas de verão preocupam, castigando neste início de ano principalmente o Sudeste do país.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em ligeira alta, de 0,12%, para 115.528 pontos. Já o dólar subiu 0,95%, cotado a R$ 4,25, sua máxima histórica.

Que venha fevereiro!

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 31/1, às 11h.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações