Construção: ou Vai ou Racha

 | 04.12.2018 09:35

Segundo reportagem o Valor, a Associação brasileira de Materiais de Construção (ABRAMAT) pediu para a FGV traçar cenários para o setor para o governo Bolsonaro.

Os cenários são: PIB +3 por cento, +2,+1 ou 0 por cento. Com isso o setor de materiais de construção teria: +3 por cento, +2, +0,6 e +0,5 por cento.

Nem preciso dizer a inutilidade de traçar cenários – sempre estaremos errados, ainda mais no momento atual. Mas permita-me dar minha humilde opinião.

O Brasil está em um momento de “ou vai ou racha”.

Ou passamos a reforma da previdência e o país segue com capacidade de crescimento ou não passamos e o país quebra (como nos anos 80) e teremos mais uma crise de grandes proporções.

Não existe meio termo – ou vai ou racha. Teremos +3 por cento de PIB (ou mais) ou novas quedas.

E o setor de materiais de construção tem uma dependência grande do PIB. Se andarmos bem, o setor voa.

Mas se não passarmos a reforma, são mais alguns anos da maior crise da história.

Não temos saída, e isso é ótimo – já que só lidamos com os problemas no último momento possível. O time econômico é ótimo e o governo eleito pelo povo tem tudo para fazer acontecer.

Por essas e outras, no Investidor de Valor, estamos bastante otimistas. E selecionamos algumas das melhores empresas do setor. Aquelas que podem se beneficiar por anos e anos de economia saudável.

Acredite no Brasil. Compre bolsa. Compre MUITA bolsa

Proteína: A diferença de um bom negócio para um péssimo negócio

É bem fácil. E reportagem do Valor de hoje dá uma pista enorme.

Empresa boa gera tanto caixa que seu endividamento é baixo. Não existe necessidade de caixa que justifique grandes empréstimos.

A companhia cresce com baixa necessidade de caixa. Simples.

Já um negócio ruim é o contrário. Como sua rentabilidade é reduzida, a companhia precisa levantar dinheiro para crescer.

O crescimento demanda altos investimentos e possui baixa rentabilidade. Você verá esta companhia sempre lutando contra a elevação de sua dívida com os anos.

E vemos, em reportagem do Valor, como Marfrig (SA:MRFG3) e BRF (SA:BRFS3) lutam constantemente para manter seus endividamentos sob controle.

Marfrig vendeu a Keystone, está com “caixa” e já está de olho gordo nos ativos da endividada BRF.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Além da dívida, um ponto que me chama a atenção no mercado de proteínas é a complexidade. Já imaginou quantos SKUs (ou diferentes produtos) existem em uma vaca?

Cada corte é um produto e cada corte tem um curto prazo de validade. Imagine a complexidade de gerir produtores, frigoríficos e distribuição de tudo isso.

É invejável. Mas é difícil demais para ser um bom investimento.

No Investidor de Valor, gostamos da simplicidade, da facilidade, dos lucros gordos e constantes das boas empresas. Justamente porque é muito mais fácil ganhar dinheiro com elas. É muito mais seguro, muito mais tranquilo.

E, comprando estas preciosidades quando estão baratas, temos enormes alegrias com o passar dos anos – sempre com endividamento reduzido.

--

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Bruce Barbosa

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações