Copom Manteve Selic em 6,5%; As Mudanças no Comunicado

 | 22.03.2019 10:15

O Copom, na primeira reunião sob a presidência de Roberto Campos, decidiu manter a Selic estável em 6,5 por cento.

O comunicado manteve a frase que dizia que o cenário externo permanecia desafiador, que era uma dúvida dos economistas, uma vez que o risco de alta de juros nos Estados Unidos minguou.

Outro ponto relevante foi que o BC subiu a projeção de inflação de 2019 para 4,1 por cento, mesmo com todas as revisões baixistas que estamos vendo nas expectativas de mercado. O modelo manteve 2020 na meta, e aumentou a importância do ano que vem, em relação a este ano, deixando claro que, pelo modelo, e com essas premissas, não precisaríamos mexer na Selic.

Do lado mais frouxo, ele mudou o balanço de riscos inflacionários de assimétrico (no sentido de mais risco de inflação) para simétrico. Isso, na visão do mercado, foi uma mudança muito importante, que abre a chance, pela primeira vez, de termos quedas na Selic no futuro.

Por fim, ele avisou que quer ver os números de atividade com calma e livre de choques e incertezas do passado. E frisou: “O Copom considera que esta avaliação demanda tempo e não deverá ser concluída a curto prazo”. Enterrando assim as chances de queda da Selic, pelo menos nas próximas duas reuniões, que muitos economistas estavam pregando.

Com esse comunicado, o novo presidente ganha credibilidade e posterga em algumas reuniões a discussão de queda da Selic por conta da atividade fraca.

Acompanhe muito mais no Twitter: @mariliadf2, no FB: Marilia.fontes.7927, Youtube: MariliaFontesRendaFixa e LinkedIn: Marilia-Fontes-88744518

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações