Corrida de alta nas ações dos EUA pode ter chegado ao fim

 | 15.05.2023 10:22

Os investidores enfrentaram dificuldades para fazer o S&P 500 subir, o que indica que teremos mais volatilidade pela frente, principalmente diante do vencimento das opções de VIX na quarta-feira e do próprio S&P 500 na sexta. Em geral, o vencimento desses contratos mantém o mercado em consolidação. Atualmente, o suporte do S&P 500 está em 4100 pontos, e a resistência, em torno do nível de 4150. O foco dessa semana será a tentativa dos compradores de superar a marca de 4150 pontos no S&P 500, enquanto os vendedores lutam para fazer o índice ficar abaixo de 4100.

Isso tem se mostrado difícil, na medida em que o mercado consistentemente registra um aumento da atividade entre 13h30 e 14h diariamente. Desde a divulgação dos dados do mercado de trabalho na sexta-feira, durante essa janela temporal, vimos um aumento notável na demanda do mercado, gerando um rali à tarde.

Embora diversos fatores possam estar em jogo, não acredito que a resiliência do mercado seja um deles. Esses ralis ocorrem consistentemente e demonstram movimentos mecânicos, indicando uma mentalidade de compra a qualquer custo. Os fluxos relacionados a opções e atividade de hedging provavelmente influenciam esse comportamento.