Crédito Imobiliário: Risco Ajustado Leva a Maior Rentabilidade em CRIs

 | 24.05.2022 10:55

Com remuneração atrativa e riscos controlados, os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) tem atraído a atenção dos investidores. No ano passado, o volume de emissão de CRIs atingiu R$ 34 bilhões, um crescimento de 120,92% em relação a 2020, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Mas, é preciso ter alguns critérios e cuidados importantes ao atuar na área de crédito estruturado, que vai impactar na rentabilidade do fundo imobiliário ou no bolso de quem investe diretamente.

O setor de incorporação é intensivo em capital. A demanda por recursos é pesada, tanto para comprar terrenos quanto para executar as obras, e isso é mais forte ainda em momentos de pujança de mercado, o que não estamos vendo agora. O momento atual é mais desafiador. A alta da inflação elevou a taxa Selic e isso encareceu o crédito para o comprador de imóveis. Esse movimento de aumento dos juros e, por consequência, de encarecimento do crédito, reduziu a demanda e comprimiu as margens do segmento.

As empresas começaram a desacelerar seus lançamentos e a comprar menos terrenos. Com velocidade menor nas vendas das unidades prontas e em construção, elas precisam de mais crédito para seguir com as obras em andamento e o pagamento dos terrenos compromissados. Diante da alta demanda por financiamentos, os riscos se elevam para os investidores, o que requer uma avaliação mais criteriosa e exigência de margens maiores.

Neste cenário, aumenta a necessidade de curadoria da obra e o acompanhamento da carteira de perto, o que só é possível quando há um relacionamento de longo prazo com a empresa investida e seu controlador. Outro critério importante para evitar perdas é só renovar o empréstimo após a quitação de todo crédito acordado anteriormente.

Mas, mesmo com o aumento dos riscos, vale a pena investir em crédito imobiliário? A resposta é sim, desde que haja o alinhamento de interesses entre os gestores da carteira e o investidor. Portanto, o ideal é a busca por gestores que também tenham participação nas carteiras.

A alta da Selic tem tornado a renda fixa cada vez mais atrativa e, esse tipo de investimento oferece um spread ainda maior que os títulos tradicionais, seja um CDB ou Tesouro Direto. Isso porque, ao correr o risco empresarial, cobra-se um spread over treasury, o que corresponde a até 1% a 3% ao ano acima do CDI ou NTN-B, quando é uma empresa grau de investimento e fica entre 4 e 8% ao ano acima do CDI ou NTN-B, no caso de uma empresa de menor grau de crédito.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Este retorno maior não necessariamente quer dizer que a probabilidade de perda é muito mais elevada, pois os riscos são controláveis. Ao emprestar apenas uma fração do que a companhia precisa, por exemplo, o risco é ajustado com ganho superior.

A principal equação é não ter intermediários bancários, conceder o crédito de forma completa, sem risco de captação no humor de mercado e principalmente empresas menos bancarizadas, mas com muito patrimônio e histórico empresarial.

Para o investidor, no entanto, a questão é descobrir qual fundo ou oferta pública oferece o melhor ganho em relação ao risco que ele corre. Uma dica já foi dada aqui que é dar preferência àqueles cujos gestores/estruturadores também têm co-investimento. Pela lógica, o gestor/estruturador não colocaria o dinheiro dele ali se não tivesse confiança plena no retorno.

Outro ponto é a estruturação da operação que deve levar em conta os diferentes cenários – pessimista, base e otimista. Há também indicadores que ajudam nessa tarefa e que são divulgados por sites especializados juntamente com o valor das cotas todos os dias, o que facilita muito o trabalho de análise.

Por último, um dos pilares que buscamos como gestores é priorizar operações que pagam mensalmente juros + inflação, deixando a razão de garantia sempre estática, trazendo assim, menos volatilidade na qualidade do crédito.

Em suma, seja qual for o cenário político e econômico, investir em crédito imobiliário é uma boa opção na estratégia de diversificação da carteira. Mas como em tudo, é preciso pesquisar bem e contar com um bom parceiro.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações