Crescimento do PIB dos EUA no 1T deve continuar; Nada de recessão em 2024

 | 05.04.2024 13:54

O desempenho econômico dos Estados Unidos segue para um crescimento significativamente mais lento no relatório do PIB do primeiro trimestre, que será divulgado ao final deste mês.

Embora o crescimento seja suficiente para diminuir o risco de uma recessão, a desaceleração refletida nos dados do PIB será notável por mais um trimestre consecutivo.

Para o período de janeiro a março, espera-se atualmente um crescimento de 2,0% (ajustado sazonalmente e a uma taxa anual real), conforme a mediana de uma série de previsões recentes compiladas pelo CapitalSpectator.com.

Se confirmado, esse aumento modesto na atividade econômica representará uma diminuição no ritmo de crescimento em comparação com o sólido avanço de 3,4% registrado no quarto trimestre, que já havia marcado uma desaceleração em relação ao trimestre anterior.

A estimativa mediana de crescimento de 2,0% para o PIB do primeiro trimestre permanece a mesma da previsão anterior, datada de 22 de março.

A estabilidade dessas revisões indica que, próximo ao anúncio do relatório do PIB do primeiro trimestre pelo governo em 25 de abril, esperar por um crescimento de 2% parece ser uma previsão plausível.

Apesar da desaceleração no crescimento dos EUA, com expectativa de redução ainda maior no relatório do PIB do primeiro trimestre, uma perspectiva positiva sugere que a economia está se ajustando a um ritmo de crescimento sustentável e "normal", ao invés de se encaminhar para uma recessão nos próximos meses.

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, apoia essa visão otimista. Com base nos dados revisados da pesquisa PMI de março, que também foram considerados na previsão atual do PIB, ele observa:

"Com um crescimento acelerado no setor manufatureiro e os dados recentes do PMI de serviços, indica-se que o PIB cresceu a uma taxa anualizada de aproximadamente 2% nos primeiros três meses do ano. A confiança nas projeções para o próximo ano também aumentou, o que deve promover um crescimento sólido entrando no segundo trimestre."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O JP Morgan igualmente antecipa um baixo risco de recessão no curto prazo, com uma nota recente sugerindo que um declínio econômico é improvável em 2024.

Meredith Whitney, fundadora e CEO da Meredith Whitney Advisory Group, prevê que o crescimento nos EUA se manterá até o final do ano.

Jan Hatzius, economista-chefe da Goldman Sachs (NYSE:GS), está entre os que mantêm uma visão positiva sobre a economia dos EUA, declarando à CNBC:

"Estou definitivamente otimista para este ano. Em termos de crescimento, nossa previsão está bem acima do consenso, próxima de 3% de crescimento para este ano."

Ele adiciona, "Em termos de risco de recessão, estamos bem abaixo do consenso. Calculamos 15% de probabilidade nos próximos 12 meses, que é aproximadamente a probabilidade média de recessão, considerando que tivemos uma recessão aproximadamente a cada sete anos no período pós-guerra."

***

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações dos EUA em qualquer cenário

Então acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto adicional nas assinaturas de 1 e 2 anos do Pro e Pro+!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações