Criptomoedas e Fintechs: Cuidado com a Fita Métrica, Fuja dos Investimentos Gordos

 | 20.05.2021 11:19

É comum os nutricionistas explicarem que o peso de uma pessoa não quer dizer muita coisa, afinal, um halterofilista pode ter um peso alto justificado por sua musculatura, e estar muito em forma, enquanto eu estou apenas gorda mesmo…

Na avaliação de empresas e outros ativos, como criptomoedas caíram mais de 50%. Isto as tornou baratas e uma boa oportunidade de compra?

Não faço a mínima ideia. Continua não dispondo de métricas que considero confiáveis e eficientes para medir isto. Talvez alguém as tenha, mas não é o meu caso. E como eu gosto de investir, e não de apostar, eu fico de fora.

Como analista de empresas, o bom e velho fluxo de caixa me parece uma métrica confiável, embora também possua seus defeitos, uma vez que para projetar os fluxos de caixa futuros, tudo o que fazemos são projeções sobre todas as premissas possíveis.

Ainda assim, neste caso, eu possuo métricas, históricos longos de dados e toda uma teoria econômica fundamentada, bem como um modelo - o desconto de fluxo de caixa - visto e revisto por muitos analistas e o mais importante, que para mim faz muito sentido, afinal, no fim das contas, o que importa é o quanto aquele ativo vai me gerar de dinheiro. Simples assim.

Mas a criatividade humana não tem limites. Na falta da capacidade de projetar fluxos de caixa em novos cenários incertos, utilizamos novas métricas para estimar (ou justificar) os preços negociados.

Com a grande explosão das fintechs e negócios online, que crescem a números astronômicos sua base de clientes, na maioria das vezes sem gerar fluxos de caixa no horizonte visível que seja justificável para o valuation pago, muitos vem usando uma métrica de valor por cliente.

Hoje, no entanto, me deparei com um anedótico dado do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), de que no último dia de março de 2021 nada menos do que 67,1 milhões de contas tinham menos de R$ 10 (dez reais) no Brasil, o que corresponde a 58,6% do total das contas.

É amigo, não é só você que sofre ao olhar seu extrato.

Acredito que muitas dessas contas continuarão assim para sempre, afinal, eu mesma tenho conta em umas dez instituições diferentes, que abri pois não me custava nada e pareciam oferecer algum benefício, como o cashback, mas que não pretendo usar no futuro, quando concentrar tudo em uma ou duas contas.

Moral da história: No caso de fintechs e empresas online, qual a eficiência da métrica do valuation por cliente? No caso de criptomoedas, qual a sua métrica de medição para o valor destas, e qual a eficiência e confiança que se pode ter desta métrica?

Não deixe de se perguntar, você pode com isso fugir de muitas roubadas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações