Criptomoedas Oferecem Valor Após Queda ou Teremos Mais Carnificina pela Frente?

 | 03.02.2022 11:50

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Proposta de valor 1: forte correção oferece melhores pontos de entrada para quem acreditava nas criptos em 10 de novembro
  • Proposta de valor 2: comprar após recuos tem sido uma boa estratégia
  • Proposta de valor 3: moedas fiduciárias não são mais o que costumavam ser
  • Cenário de carnificina 1: Rússia, China e outros países querem que as criptos desapareçam
  • Cenário de carnificina 2: condições de aversão ao risco deixam especuladores com um pé atrás

Platão, filósofo grego da Antiguidade, disse: “A beleza está nos olhos do observador, pois o senso de beleza é fugaz por natureza.”

O investimento em valor é similar, na medida em que o conceito de valor de um ativo pode variar de acordo com as percepções de cada indivíduo. Exemplo recente disso é a ação da gigante chinesa da internet Alibaba (NYSE:BABA) (SA:BABA34). Apesar de o mercado geral considerar as ações do país asiático muito arriscadas, restringindo seu valor, o sócio de Warren Buffett, o caçador de valor Charlie Munger, vem acumulando papéis do BABA a olhos vistos.

Munger, que é vice-presidente da Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), enxerga valor na empresa chinesa, ao passo que muitos investidores rejeitam o BABA, devido a um conjunto de fatores desconhecidos relacionados ao governo comunista. Mas o julgamento de Munger de que a ação do BABA oferece valor deriva da sua análise do fluxo de caixa da companhia e de outros fatores empíricos.

No mundo das criptomoedas – caracterizado por Munger como nojento e contrário à civilização – não há uma análise fundamentalista. As criptomoedas sobem ou caem com base nas ofertas de compra e venda no mercado, as quais refletem o sentimento de apoio ou rejeição da proposta de valor da classe de ativos.

A volatilidade do Bitcoin, Ethereum e das outras mais de 17.260 criptomoedas provém da crença de que elas são superiores ou inferiores às moedas fiduciárias. Embora as criptos incorporem a evolução da revolução trazida pela tecnologia financeira, também representam um barômetro do desejo de devolver o controle da oferta monetária aos indivíduos e removê-lo das mãos dos governos, bancos centrais e autoridades monetárias.

A épica batalha financeira tem gerado uma ampla variação de preços, fazendo com que os valores das moedas digitais alcancem níveis superelevados quando o sentimento do mercado abraça seu valor, bem como declínios brutais quando este é rejeitado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em 2021, houve dois períodos em que os preços subiram com a proposta de valor assumindo o centro do palco e dois períodos de carnificina, quando o sentimento fez erodir seu valor.

No início de 2022, estamos em uma fase de carnificina, como Bitcoin, Ethereum e muitas outras criptomoedas querendo tocar seus fundos.

h2 Proposta de valor 1: forte correção oferece melhores pontos de entrada para quem acreditava nas criptos em 10 de novembro/h2

Qualquer participante do mercado que acreditava que as criptomoedas cairiam na graça do povo em 10 de novembro tem todos os motivos para gostar ainda mais delas a preços menores. O mercado emitiu um sinal ambíguo de que outra série longa de correções ocorreria após um conjunto de tokens digitais atingirem novas máximas recordes.