Crise Fiscal. Falta de Alternativas Factíveis. Riscos são Agravados e Ignorados

 | 21.02.2018 13:30

O mercado financeiro está atropelando via Bovespa e nem tanto via dólar, o fato relevante da inviabilização da reforma previdenciária, que seria fundamental para dar algum alento em perspectiva à expressiva crise fiscal com a qual se defronta o país.

Embora a economia do país venha dando sinais de evolução, por vezes menor do que os propagados é inegável que há avanços, mas ainda não há sustentabilidade e fundamentos consistentes, pois o país tem vulnerabilidades, como a crise fiscal, e um consistente conjunto de desafios a serem superados, com intensa sinergia com a política, onde o clima tende a ser cada vez de maior acirramento entre os poderes, que resulta em baixo apoios intra-poderes, ainda mais quando há evidentes pretensões eleitorais focadas no pleito a Presidente, entre os seus membros.

Não há como dissociar-se a economia da política, visto que os vasos comunicantes são enormes neste momento, e embora a economia possa estar melhor as questões políticas tendem a assumir o protagonismo principal e inviabilizar os avanços necessários para uma melhor gestão.

Para não dar a impressão de que sentiu a clara derrota sofrida com a reforma previdenciária, que buscou desfocar com o fato da intervenção atribulada na segurança do Rio de Janeiro provocar a sua inviabilização, o governo lançou um plano B eivado de assuntos requentados, muitos dos quais já em tramitação no Congresso Nacional.

A irritação entre os protagonistas principais dos poderes constituídos é notória, e isto deixa transparecer que ocorrerá um processo de enrolação no pautar dos projetos, sendo mesmo crível que o assunto em torno da independência do BC será tema para o próximo governo.

Como era de se esperar, as agências de rating deram mostras de que há o que considerar como negativo na não implementação da reforma previdenciária, restando saber agora se não rebaixarão ainda mais as notas do Brasil.

A reação da Bovespa mantendo a tendência de recuperação, ignorando o descarte da reforma da previdência, até porque já a considerava como improvável, merece observação, visto que a suposição se tornou realidade e a crise fiscal do país é fato relevante.

O dólar, ainda que se possa atribuir influências externas, repercutiu em parte a frustração com a não aprovação, mas a tendência de valorização da moeda americana no mercado internacional é algo que está no radar como consequente do aquecimento da economia americana e seus indicadores. De toda forma não se pode descartar o intervencionismo técnico “cirúrgico” do BC na administração do preço da moeda, o que nem sempre é captado por simples observação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entendemos que, a rigor, o risco Brasil face a sua crise fiscal agora com menor expectativa de controle mais eficaz se acentua e desta forma, sugere que se observe o comportamento da Bovespa com maior acuidade, já que a sua dinâmica está quase que totalmente sendo tocada pelo recursos externos especulativos e estes se, por seus gestores, notarem maior acirramento nos ânimos afetando a economia e acentuando as dúvidas em torno do processo eleitoral, até com o movimento reacionário em torno do condenado ex-Presidente Lula que “continua candidato” declarado, poderão alterar o apetite em torno do Brasil.

Além disto, há tendência bastante consistente de que o FED implemente medidas face à dinâmica da economia americana que impactarão nos países emergentes, que poderão ser agravadas se em conjunto ocorrer um enxugamento na liquidez elevada do mercado internacional.

Sem perder de vista a necessária sensatez e precaução que temos salientado como melhor postura, o momento requer uma sintonia fina no ambiente dia a dia, pois “as coisas vão indo” mas a riscos verdadeiros que podem determinar reversão.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações