Curva de Juros Deve Seguir Fechando Bem. Foco nos Prés

 | 22.11.2016 15:26

Sonho e pó

O dia é de mercados em alta mundo afora, impulsionado principalmente por commodities.

Seguem fortes as expectativas de um acordo na OPEP para reduzir a produção do óleo negro. Renovam-se também as apostas nos metais, repercutindo as altas de minério de ferro e aço na China, com destaque para o cobre em Londres.

No front europeu, ecoa otimismo com sinais de extensão dos estímulos monetários pelo Banco Central Europeu — o mesmo de sempre.

Nenhum destes, diga-se de passagem, qualquer tema que me inspire confiança.

Não se perca na vida à custa de aventuras.

Paz nos desaventos

Disseram aos governadores que fossem a Brasília pra pedir, de romaria e prece, paz nos desaventos… e assim eles fizeram.

A postura de Meirelles, no entanto, é outra: vendam ativos, privatizem empresas, emitam dívida… enfim, arquem com a responsabilidade sobre o problema em que se enfiaram ao assentir com o crescimento desenfreado dos gastos obrigatórios promovido nos últimos anos.

Justo, não? Ou é assim, ou o governo federal virou fiador dos governos estaduais. Talvez caiba ao governo federal mediar uma solução, mas certamente não lhe compete resolver o problema sozinho.

A crise dos Estados ainda dará pano para manga.

De volta à mesa

Passado o susto-Trump e consolidada a percepção de que o mundo não acabará, o mercado — que havia chegado a cogitar Selic estável no próximo Copom — voltou a colocar na mesa a possibilidade de uma aceleração no corte para 50 pontos-base.

Os leitores deste M5M bem sabem que este escriba insistiu que as condições para isso estavam dadas e que o BC, se efetivamente guiado pelos dados econômicos — e não por análises esotéricas da imprensa especializada que tudo erra —, poderia, sim, considerar esse cenário.

Se a tese ganhar força, curva de juros deve seguir fechando bem. Foco nos prés.

Não tem mais desculpa

Por falar nisso, volta-e-meia me escrevem reclamando que os conceitos de renda fixa são difíceis de entender.

Como um cara que trabalhou a carreira inteira com equities, eu ainda acrescento: é chato pra caramba.

Ainda bem que a Marília tem o dom de fazer o difícil parecer fácil e o chato parecer... menos chato.

Como se não bastasse o material habitualmente maravilhoso (sou fã mesmo, admito!) do Empiricus Renda Fixa , ela decidiu dar uma forcinha extra mastigando tudo (ainda mais) em uma série de vídeos semanais, curtos e diretos. Olha a chamada que ela fez no finalzinho da semana passada:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

E ela cumpriu a palavra: o primeiro vídeo já está disponível para os assinantes.

Acho que agora não tem mais desculpa para não entender que renda fixa não éfixa, né?

Entenda como quiser

Expectativas em torno do futuro governo Trump seguem ditando mercado americano.

Quatro dos principais índices americanos — o S&P500, o Dow Jones, o Nasdaq e o Russell 2000 — atingiram, simultaneamente, suas máximas históricas ontem.

É a primeira vez que isso acontece desde a bolha das ponto-com, em 31/12/1999.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações