Curva de juros invertida nos EUA preocupa, mas Nasdaq 100 segue em alta

 | 18.07.2023 14:23

  • Tudo aponta para o último aumento de juros neste ciclo nos EUA;
  • A inversão na curva de juros continua indicando um elevado risco de recessão;
  • Enquanto isso, o Nasdaq 100 continua se aproximando das máximas históricas.
  • Na próxima semana, o Federal Reserve realizará uma nova reunião de política monetária, com grandes chances de elevar os juros em 0,25%. Os últimos dados de inflação foram positivos, mostrando uma desaceleração mais rápida do que o esperado.

    Com isso, o Fed pode considerar que esse aumento será o último em sua mais recente campanha de aperto. O mercado já refletiu essa perspectiva, a julgar pela desvalorização do dólar e pelo aumento do apetite ao risco.

    No entanto, o horizonte ainda não está livre de nuvens. A inversão da curva de juros emite sinais de possível recessão nos Estados Unidos. Nos últimos anos, esse comportamento do mercado futuro de juros antecedeu com frequência períodos de recessão. A grande questão agora é se a história se repetirá mais uma vez.

    h2 Alta de juros na semana que vem é quase certa/h2

    É praticamente unânime no mercado que os juros subirão 0,25% nos EUA na semana que vem. Qualquer resultado diferente seria uma grande surpresa e contrariaria as expectativas do mercado. Caso isso se concretize, os juros ultrapassariam o pico alcançado em 2006, atingindo o nível mais alto desde 2001.