Dados do PMI da China e Europa pesam na abertura dos negócios em 2014

 | 02.01.2014 13:04

ÁSIA:

A maioria dos mercados asiáticos recuou no primeiro dia de negociação de 2014, após dados de manufatura pior do que o esperado pelo mercado. O índice PMI oficial da China lançado na quarta-feira, apontaram para um abrandamento na atividade das fábricas. A leitura de dezembro foi de 51,0 - mais lento do que 51,4 no mês anterior, mas ainda acima da marca de 50 que indica uma expansão. O levantamento do PMI do HSBC, que saiu hoje ficou em 50,5 em dezembro, comparado com 50,8 em novembro. Embora muitos benchmarks regionais começarem o dia em alta, vários enfraqueceram após o lançamento do PMI do HSBC.

O efeito ficou mais evidente em Hong Kong, onde o Hang Seng China Enterprises Index perdeu 1%, enquanto o Hang Seng Index avançou apenas 0,14%. Na China continental, o Xangai Composite Index perdeu 0,31%. Ainda em Xangai, pesou a retomada de IPOs, depois da suspensão de novos anúncios desde o final de 2012. No início da semana, cinco empresas tiveram aprovação para iniciar seus negócios .

Alguns mercados da região foram capazes de permanecer em território positivo, após Wall Street encerrar o ano com alguns de seus índices atingindo as máximas históricas na terça-feira. O índice Straits Times de Cingapura adicionou 0,1%. Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,29%, puxadas pelas mineradoras. BHP Billiton avançou 0,55% e Rio Tinto subiu 0,78%, após a Reuters informar que as operações em portos na região de Pilbara , crucial para as grandes mineradoras, estavam voltando ao normal após a passagem do ciclone Christine.

As bolsas em Tóquio permaneceram fechadas nesta quinta-feira, por conta de um feriado público, porém a moeda japonesa ainda foi negociada, com o dólar estável em relação ao iene em ¥ 105,28. O dólar subiu 21,4% contra a moeda japonesa em 2013 - um dos principais contribuintes para o bom desempenho das ações, o melhor em quatro décadas, com um ganho de 57%. O won da Coréia do Sul atingiu uma alta de cinco anos em relação ao dólar depois que o HSBC divulgou o PMI da Coreia do Sul também, mostrando que subiu para 50,8 em dezembro, ante 50,4 em novembro. O dólar fechou em 1,049.49 won.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta, mas recuam nesta quinta-feira, que marca a retomada das negociações em 2014, após o feriado do Dia de Ano Novo, com os investidores analisando os recordes em Wall Street no final da sessão de 2013 e também a desaceleração no índice de manufatura chinesa. Espera-se ainda dados importantes nos EUA nesta data.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice pan-europeu Stoxx 600 recua. O DAX Alemão, CAC da França, FTSE 100 do Reino Unido e IBEX 35 da Espanha recuam. O FTSE MIB da Itália é o destaque, subindo 0,9%, arrastado por um ganho de abertura de 13% para a Fiat após a montadora fechou um acordo para comprar o restante da Chrysler Group, assumindo o controle total da montadora americana.

O PMI de manufatura da Zona do Euro permaneceu inalterado em Dezembro em 52,7, coincidindo com a estimativa e os mesmos 52,7 no mês anterior. A atividade manufatureira na Espanha começa a se recuperar, expandindo para 50,8 em dezembro, ante um decepcionante 48,6 em novembro. Uma leitura acima de 50 significa que o setor está crescendo, enquanto um abaixo mostra contração. Em compensação, o PMI de manufatura do Reino Unido caiu mais que o esperado. Em dezembro ficou em 57,3, ante estimativa de 58,0. e 58,1 de novembro.

Em Londres, as mineradoras recuam, após dados decepcionantes da China. Anglo American perde 2.16%, BHP Billiton recua 1.55% e Rio Tinto perde 1,33%.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
11h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
12h00 - Final PMI Manufacturing (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
13h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);
13h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país);
13h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h55):

ÁSIA
Nikkei: +0,69%
Austrália: +0,29%
Hong Kong: +0,11%
Xangai Composite: -0,31%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,52%
London - FTSE: -0,36%
Paris CAC 40: -0,89%
Madrid IBEX: -1,05%
FTSE MIB: +0,23%

COMMODITIES
BRENT: -0,17%
WTI: -0,45%
OURO: +2,11%
COBRE: +0,85%
NIQUEL: +0,62%
SOJA: -2,22%
ALGODÃO: -0,01%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,60%
SP500: +0,63%
NASDAQ: +0,76%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações