Dados Industriais da Europa Azedam os Ânimos dos Investidores

 | 21.03.2013 09:09

ÁSIA:

As ações japonesas foram novamente destaque de alta nesta quinta-feira, antes da primeira conferência à imprensa do novo presidente do banco central, Haruhiko Kuroda. Espera-se medidas de "flexibilização monetárias ousadas, tanto em termos de quantidade e de qualidade", cuja meta é atingir uma inflação de 2%.

O Nikkei subiu 1,3% em Tóquio, na volta das férias na quarta-feira. Exportadores tiveram ganhos sólidos em meio à esperanças de que o iene possa enfraquecer ainda mais com as políticas do banco central. Kyocera subiu 3,1%, Fanuc subiu 5,1% e Hitachi avançou 2,5 %. Setor financeiro também avançou. Mitsubishi UFJ Financial e Nomura Holdings subiram 1,6% e 2,3% respectivamente.

No resto da região, Xangai China Composite subiu 0,3% e TAIEX de Taiwan avançou 0,2%. Hang Seng de Hong Kong caiu 0,1%, em um dia agitado, mudando de direção algumas vezes. Kospi da Coreia do Sul caiu 0,4% e S&P/ASX 200 da Austrália diminuiu 0,2%.

Na China foi divulgado o levantamento preliminar da produção fabril pelo HSBC, cujo índice em março mostrou uma leitura de 51,7, ante 50.4 no final de fevereiro. A recuperação do PMI sugere que a desaceleração no ritmo de crescimento em fevereiro seja atribuído aos feriados dos Ano Novo Lunar e fornece indicações de que a economia não está enfraquecendo.

Em Xangai, empresas de automóveis e aço estavam entre as altas. SAIC Motor subiu 0,7% e Wuhan Iron & Steel subiu 1,1%. Em Hong Kong, as ações da empresa de serviços de internet Tencent Holdings cairam 4%, mesmo depois de relatar um aumento de 37% no lucro do quarto trimestre. As ações da Samsonite International saltaram 5,6%, estendendo seus recentes ganhos.

Na Austrália, as ações recuaram, com o mercado digerindo a notícia de reeleição da primeira-ministra Julia Gillard como líder do partido no poder, sem oposição, depois do fechamento do mercado. As ações da Commonwealth Bank of Australia cairam 0,7% e National Australia Bank caiu 0,5%, enquanto a gigante da mineração BHP Billiton recuou 0,4%.

Na Coréia do Sul, várias empresas do setor financeiro foram negociadas em queda um dia depois do grande ataque cibernético que atingiu alguns dos maiores bancos do país e meios de comunicação. Shinhan Financial caiu 1,6%, enquanto Hana Financial declinou 2,5%.

EUROPA: As bolsas europeias amplliam as perdas, após dados de produção alemão apresentar contração inesperadamente. O PMI caiu para 48,9, menor nível em três meses. Para a zona do euro, o PMI composto preliminar caiu para 46,6, nível de quatro meses atrás.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, os investidores monitoram os acontecimentos em Chipre, onde os legisladores se esforçam para salvar o país da falência. A Bolsa de Valores de Chipre e os bancos continuam fechados nesta quinta-feira e sexta-feira.

Os legisladores discutem o polêmico imposto sobre os depósitos bancários, como parte de um pacote de socorro de €10 bilhões ($12,9 bilhões). O parlamento em Nicósia rejeitou na terça-feira as condições para o plano de resgate, voltando à mesa de negociações com a troika: o Eurogrupo, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

Legisladores cipriotas retomaram as negociações hoje para discutir um novo plano de resgate. A imprensa tem dito que o novo plano poderia incluir ajuda da Rússia, que emprestou ao país Mediterrâneo €2,5 bilhões à dois anos atrás. Entre as medidas cogitadas, as autoridades cipriotas estão considerando a nacionalização dos fundos de pensões, bem como a introdução de uma nova legislação para conter a fuga de capitais.

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,5%, para 295,14, caminhando para a terceira perda na semana. DAX 30 da Alemanha recua, com as ações da SAP caindo 2,3%, após a rival Oracle divulgar lucro abaixo das expectativas.

Em outras praças, o CAC 40 da França cai. Societe Generale avança 0,2%, mas Renault recua 2,2%. FTSE 100 do Reino Unido também cai. Barclays sobe 0,5%, mas HSBC Holdings cai 0,7%. Entre as empresas de commodities, BHP Billiton recua 0,9%, Rio Tinto perde 0.6% e BP recua 0.3%

AGENDA DE HOJE:

EUA:
09h30 - Initial Jobless Claims (mede a quantidade de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos);
10h00 - Purchasing Managers Index (PMI) Preliminar de Março (nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
11h00 - Existing Home Sales de Fevereiro (vendas de imóveis usados nos Estados Unidos);
11h00 - Leading Indicators de Fevereiro (ou Índice de Indicadores Antecedentes, que nada mais é do que um relatório que compreende 10 índices já divulgados no país tais como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: IFO - Business Climate de Março (pesquisa de “clima do mercado” onde mostra um agrupamento de estudos com indústrias, construtores, atacadistas e varejistas da Alemanha); IFO – Expectations de Março (mostra as condições correntes e as expectativas de negócios para os próximos seis meses na Alemanha).
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

ÍNDICES MUNDIAIS (7h05):

ÁSIA
Austrália: -0,16%
Nikkei: +1,34%
Hang Seng: -0,14%
Xangai Composite: +0,30%

EUROPA
London - FTSE: -0,82%
Paris Cac 40: -1,10%
Frankfurt - Dax: -0,90%
Madrid IBEX: -0,76%
Milão MIB 40: -0,33%

COMMODITIES
BRENT: -0,10%
WTI: -0,57%
OURO: +0,16%
COBRE: +0,55%
NÍQUEL:+0,59%
SOJA FUTURO: +0,56%
ALGODÃO FUTURO: -0,10%

INDICES FUTUROS
Dow: -0,05%
SP500: -0,16%
NASDAQ: -0,25%

BALANÇOS CORPORATIVOS:

BRASIL:
Cyrela

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações