De Olho nas Decisões dos Bancos Europeus e Dados nos EUA

 | 10.01.2013 07:34

ÁSIA:

Investidores asiáticos haviam tido a chance de reagir ao resultado da Alcoa na terça-feira, quando foi divulgado após o fechamento do pregão. Diante dos dados chineses, a maioria das bolsas da Ásia começaram a ser negociadas numa faixa apertada depois de um desempenho modestamente positivo para os stocks dos EUA nesta quarta-feira.

Dados de dezembro do comércio da segunda maior economia mundial, mostraram um superávit comercial de US $ 31,6 bilhões, bem acima da expectativa dos economistas, que era de um superávit de US $ 19,6 bilhões e com as exportações subindo de 14,1% ante o ano anterior. O Xangai Composite Index subiu 0,4%, Hang Seng de Hong Kong subiu 0,6%, Kospi da Coréia do Sul avançou 0,8%, S&P/ASX 200 da Austrália ganhou 0,3% e TAIEX de Taiwan subiu 0,9%.

No Japão, os investidores encontraram impulso para comprar, com a queda do iene frente ao dólar dos EUA, cravando sobre a marca de ¥ 88, com investidores comprando ações de exportadores, na esperança de que a fraqueza prolongada do iene possa aumentar a competitividade do setor. Sony subiu 3,4%, Bridgestone subiu 1,9% e Mazda Motor disparou 10,2% - uma das ações mais sensíveis à movimentos cambiais. Isuzu Motors subiu 3,8% depois de confirmar planos para reavivar uma aliança com a GM, para desenvolver conjuntamente uma nova caminhonete.

Entre os decliners em Tóquio, Asahi Group Holdings perdeu 0,7% e Sapporo Holdings recuou 0,7%. Em Hong Kong, as empresas de propriedade e bancos estiveram entre os destaques. New World Development saltou 5,4%, Cheung Kong Holdings subiu 1,9%, Bank of China melhorou 1,7% e Bank of Communications adicionou 0,5%.

Exportadores também se deram bem em Seul. Samsung Electronics ganhou 2% e Hyundai Motor subiu 1%. Mineradoras australianas tiveram uma reviravolta depois dos dados chineses; Rio Tinto subiu 0,4% e a extratora de minério de ferro Fortescue Metals subiu 2,3%.

EUROPA:

As bolsas europeias abriram com alta volatilidade nesta quinta-feira, com o apoio vindo de dados comerciais muito melhores do que o esperado da China, com investidores permanecendo cautelosos, aguardando as medidas da política monetária do Banco Central Europeu e do Banco de Inglaterra. Ambos os bancos devem manter as taxas e não fazer alterações nos programas de facilitação. O BOE irá anunciar a sua decisão às 10h00 de Brasilia, seguido pelo anúncio do BCE às 10:45. Às 11:30 o presidente do BCE, Mario Draghi vai dar sua coletiva à imprensa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,13%, depois de fechar em seu nível mais alto desde fevereiro de 2011 na quarta-feira. As ações da MAN saltam 5,8%, após a Volkswagen anunciar no final do dia anterior que buscará um acordo com os controladores da fabricante de caminhões alemã e oferecerá para comprar o resto da empresa. As ações da Volkswagen avançam 0,5%.

Em uma nota mais pessimista, as ações da varejista de moda e alimentos Marks & Spencer caem 4,7% em Londres, após relatar queda de 1,8% nas vendas. As ações da Royal Philips Electronics sobem 3,3%, após o Bank of America Merrill Lynch elevar a empresa de neutro para compra, de acordo com a Dow Jones Newswires.

No mesmo sentido, as ações da Alstom ganham 2,1%. O Citigroup elevou o grupo industrial de neutro para compra. CAC 40 da França no entanto recua. As ações da Total caem 0,4%. As empresas petrolíferas também caem no Reino Unido. BP perde 0,2%, Royal Dutch Shell cai 0,3% e BG Group recua 0,1%. O índice FTSE 100 do Reino Unido é negociado ligeiramente em alta.

Na Alemanha, as ações da RWE caem1,6%, após o Barclays cortar a empresa de equalweight para underweight. O índice DAX 30 também apresenta ligeira alta.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
11h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego), em base semanal;
13h00 - Wholesale Inventories (informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista).

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Industrial Production de Novembro (números da produção industrial do Reino Unido).
EUA: 11h30 - Trade Balance de Novembro (saldo mensal da balança comercial dos Estados Unidos); 11h30 - Export Prices de Dezembro (mede os preços de bens exportados nos Estados Unidos, excluindo produtos agrícolas); 11h30 - Import Prices de Dezembro (mede os preços de bens importados nos Estados Unidos, excluindo petróleo); 17h00 - Treasury Budget de Dezembro (dados mensais do orçamento governamental).

ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Austrália: +0,32%
Nikkei: +0,70%
Hang Seng: +0,73%
Xangai Composite: +0,37%

EUROPA
London - FTSE: +0,08%
Paris Cac 40: -0,13%
Frankfurt - Dax: +0,14%
Madrid IBEX: +0,09%
Milão MIB 40: +0,36%

COMMODITIES
BRENT: +0,55%
WTI: +0,53%
OURO: +0,13%
COBRE: +1,05%
NÍQUEL: +0,82%
SOJA FUTURO: -0,37%
ALGODÃO FUTURO: -0,31%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,18%
SP500: +0,22%
NASDAQ: +0,21%

RESULTADOS CORPORATIVOS EUA:
Antes da abertura: MSC Industrial, Supervalu.
Depois do pregão: Synnex, Xyratex.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações