Declarações de "Jay" Powell decepcionam após decisão do Fed e as bolsas caem

 | 03.11.2022 09:07

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira depois qu o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, sinalizou que ainda haverá mais altas à frente depois que o Fed aumentou as taxas em 75 pontos-base como esperado e classificou as discussões sobre uma pausa do ciclo de aperto como “prematura”.

O Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 3,08%, fechando em 15.339,49 pontos, liderando as perdas regionais. O Hang Seng Tech caiu 3,49%.

Na China continental, o Composto de Xangai perdeu 0,19% para 2.997,81 pontos e o Shenzhen Component caiu 0,344%, para 10.840,06 pontos. O PMI de Serviços da China promovido pela Caixin ficou em 48,4 em outubro, a leitura mais baixa desde maio e a segunda contração consecutiva para o setor. Em setembro, a leitura foi de 49,3, também abaixo da marca de 50 pontos, indicando uma contração. No início desta semana, o PMI oficial de serviços ficou em 48,7. As leituras do PMI são sequenciais e representam expansão ou contração mês a mês.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 1,84%, em 6.857,90 pontos, encerrando sua sequência de três dias de altas. Os setores bancários, materiais, consumo discricionário e serviços públicos caíram. Apenas os serviços de comunicação fecharam no verde com um mísero aumento de 0,1%. Entre as mineradoras, BHP e a Fortescue Metals (ASX:FMG) deslizaram 3,2% e 2,9%, respectivamente, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) fechou em baixa de 2,4%. As produtoras de petróleo Santos e Woodside Energy recuaram 0,6% e 2%, respectivamente.

O Kospi fechou em baixa de 0,33%, em 2.329,17 pontos, com queda dos pesos-pesados do índice. Samsung (KS:005930) Electronics caiu 2,5%, a Hyundai Motor perdeu 2,42%, SK Hynix caiu 2,49%, enquanto a Naver perdeu 3,45%. Contrariando a tendência, ações de defesa subiram depois que a Coreia do Norte disparou mais mísseis nas águas marítimas entre a Coreia e o Japão. Victek saltou 3,44%, enquanto a Korea Aerospace aumentou 1,24% e a Hanwha Aerospace fechou 0,71% maior.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 2,01%.

Os mercados japoneses permaneceram fechados por conta de um feriado na quinta-feira.

EUROPA: As bolsas europeias recuam nesta quinta-feira, com os mercados globais reagindo a mais um aumento da taxa de juros do Federal Reserve dos EUA.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 1,2% no meio do pregão, com as ações de tecnologia liderando as perdas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O alemão DAX 30 cai 1,1%, o francês CAC 40 perde 0,8% e o FTSE MIB da Itália recua 0,8%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha perde 1,6% e o português PSI 20 recua 0,4%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,7%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 2,2%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 3,1%, BHP recua 1,7% e Rio Tinto cede 0,4%. A petrolífera British Petroleum cai 0,1%.

O Banco da Inglaterra também deve implementar um aumento de 0,75% na taxa de juros quando publicar sua última decisão de política monetária às 9h00 desta quinta-feira.

Entre os dados econômicos regionais divulgados, o desemprego na Zona do Euro ficou 6,6% em setembro, como esperado, enquanto o PMI de serviços do Reino Unido contraiu para 48,8 em outubro, ante expectativa de uma leitura de 47,5, como em setembro.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na quinta-feira após perdas entre índices na sessão anterior, depois que o Federal Reserve anunciou outro aumento na taxa de juros e sinalizou que prevê nenhum corte de taxa de juros tão cedo.

Os "traders" haviam antecipado o aumento de 0,75 ponto percentual da taxa de juros do banco central e inicialmente interpretaram a declaração do Fed como "dovish" e as bolsas subiram após a decisão ser proferida, porém esses ganhos foram revertidos quando o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que era “prematuro” falar sobre uma pausa no aumento da taxa e que a taxa final provavelmente seria mais alta do que o declarado anteriormente. “Ainda temos alguns caminhos a percorrer e os dados recebidos desde nossa última reunião sugerem que o nível final das taxas de juros será mais alto do que o esperado anteriormente”.

O Dow Jones Industrial Average encerrou o pregão de quarta-feira em queda de 1,55%, em 32.147,76 pontos. O S&P 500 caiu 2,50%, fechando em 3.759,69 pontos e o Nasdaq Composite caiu 3,36%, em 10.524,80 pontos.

As ações de tecnologia continuaram a ser duramente castigadas pela volatilidade dos mercados e pelos aumentos agressivos das taxas do Federal Reserve. O NYSE FANG+ Index caiu 3,6% na quarta-feira, atingindo seu nível mais baixo desde 1º de julho de 2020. Também registrou seu quinto dia negativo em seis. O índice é composto por algumas das principais "megacaps" de tecnologia, incluindo as ações da FANG, Meta, Apple (NASDAQ:AAPL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Netflix (NASDAQ:NFLX) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL), além das cinco maiores e mais negociadas ações e ADRs nos setores de tecnologia e consumo discricionário: Alibaba (NYSE:BABA), Baidu (NASDAQ:BIDU), NVIDIA, Tesla (NASDAQ:TSLA) e Microsoft (NASDAQ:MSFT).

Os mercados provavelmente continuarão oscilando até que fique claro que a inflação esfriou e que o Fed parou de subir as taxas. Quaisquer dados que mostrem que a economia dos EUA está desacelerando à medida que o banco central aperta a política poderá ser um alívio para as ações.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA sobem nesta quinta-feira, com os mercados absorvendo a quarta alta consecutiva de 75 pontos-base do Federal Reserve e as observações do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre o futuro da política econômica. A nota do Tesouro de 2 anos, mais sensível à política do Fed, subia cerca de 11 pontos-base, para 4,6846% às 6h30 (horário de Brasilia). No início do dia, havia saltado brevemente para 5,1%, de acordo com dados da Refinitiv, antes de retornar aos níveis em que estava sendo negociado anteriormente. Não ficou imediatamente claro por que o movimento repentino aconteceu. O rendimento do Tesouro de 10 anos subia cerca de 9 pontos-base, em 4,1553%. Os rendimentos e o preço se movem em direções opostas. Um ponto base equivale a 0,01%.

O próximo relatório importante é o relatório de empregos "payrolls" de outubro, prevista para ser divulgada nesta sexta-feira. Enquanto são divulgados bons números de empregos, uma taxa de desemprego que não diminui, esses números seguirão pesando sobre os mercados de ações.

Nesta quinta-feira, os investidores terão a oportunidade de obter mais informações sobre o estado da economia dos EUA. As reinvindicações semanais de seguro-desemprego sairá às 9h30, juntamente com os números da Balança Comercial dos EUA, a produtividade não agrícola e custos de mão de obra unitários. às 10h45 será divulgado o PMI oficial de serviços, enquanto a versão do ISM sairá às 11h00. Esses dados refletem se e quanto a atividade no setor de serviços vem crescendo ou contraindo. Ainda às 11h00 será divulgado os pedidos das fábricas.

CRIPTOMOEDAS: Os mercados de criptomoedas operam próximo da estabilidade nesta quinta-feira, após alta volatilidade na sessão anterior, quando o Federal Reserve anunciou um novo aumento de 0,75% na taxa de juros.

A maior criptomoeda do mundo chegou a subir para US $ 20.700 após a decisão do Fed, mas cedeu e voltou ao nível de US $ 20.000. Segundo analisas, os mercados de criptomoedas estão gerando oportunidades de entrada, visto que o Bitcoin caiu 75% em relação à sua máxima histórica enquanto algumas criptos tenham caído mais de 90%.

O Bitcoin cai mais de 1% nas últimas 24 horas, negociando abaixo de US $ 20.200 enquanto o Ethereum também recua mais de 1%, tentando suportar os US $ 1.500.

Bitcoin: -1,22% em US $ 20.184,80
Ethereum: -1,26%, em US $ 1.536,12
Cardano: +0,08%
Solana: +0,68%
Terra Classic: -1,54%

ÍNDICES FUTUROS - 8h30:
Dow: -0,6%
SP500: -0,85%
NASDAQ: -1,46%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +1,12%
Brent: -1,20%
WTI: -1,46%
Soja: -0,96%
Ouro: -1,86%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações