Desaceleração da China mais uma vez azeda o humor do investidor mundial

 | 03.02.2014 08:25

ÁSIA:

As bolsas asiáticas recuaram nesta segunda-feira, mais uma vez com temores nos mercados emergentes, aumento de pressão por mais medidas de flexibilização econômica na Europa, empurrando o euro para mínima de 10 semanas e com a queda nas ações em Wall Street, após balanços decepcionantes da Amazon.com e Chevron.

No Japão, o Nikkei liderou a região com uma perda de 1,98%, atingindo níveis não vistos desde meados de novembro. As negociações de ações no Japão normalmente sofrem influências do dólar e por conta da liquidação em Wall Street na sexta-feira, prejudicou o mercado local. O dólar caiu abaixo do nível de ¥ 102, mas se recuperou para fechar em ¥ 102,30. O dólar mais fraco é ruim para as ações do Japão pois prejudica os exportadores, que tem seus produtos valorizados, dificultando a venda no exterior. O Nikkei perdeu 8,5% em janeiro, seu pior mês desde maio de 2012.

O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão recuou 0,3%, enquanto KOSPI de Seul perdeu 1,09% e a australiana S & P / ASX 200 ficou estável em 5.192,2.

Os mercados chineses ainda estão fechados por conta das comemorações do Ano Lunar, mas o sentimento do investidor foi afetado pelo pessimismo de relatórios da China. O Índice PMI oficial de não manufatura caiu para 53,4 em janeiro, ante 54,6 em dezembro, o subíndice de serviços caiu para 51,5 em janeiro, ante 52,5 em dezembro e o da construção caiu para 61,0, em comparação com 62,6 em dezembro. Uma leitura acima de 50 indica expansão em relação ao mês anterior e abaixo indica contração.

A atividade manufatureira da Austrália enfraqueceu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, com temores de que a economia permanecerá lenta em 2014. O PMI de manufatura australiano caiu 0,9 ponto em janeiro de dezembro, para 46,7 pontos. A fraqueza no setor fabricação acontece, apesar do dólar australiano nitidamente mais fraco, acrescido de uma demanda doméstica frágil pesando sobre as vendas, ou seja, demanda local fraco e um mercado de exportação difícil. O Banco da Reserva da Austrália cortou as taxas de juros para um recorde de baixa em 2,50% para proteger sua economia contra a desaceleração do setor de mineração e tem agressivamente insistido em derrubar o dólar australiano, com intuito de estimular a economia. O dólar australiano tem caído acentuadamente em relação ao ano passado e está sendo negociado próximo de seus níveis mais baixos em três anos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Houve boas notícias na Coreia do Sul, onde o PMI subiu para seu mais alto em oito meses, mais um sinal do crescimento da produção industrial após números surpreendentemente otimista na semana passada.

EUROPA: As bolsas europeias recuam, seguindo o humor negativo na Ásia, após dados da China aumentar temores de desaceleração na segunda maior economia do mundo.

O Stoxx Europe 600 recua 0,43%, somando-se as perdas de janeiro, quando o benchmark registrou a maior queda mensal desde junho. Entre os destaques no pan índice, as ações do Lloyds Banking do Reino Unido recuam 2,40% depois que o banco disse que iria reservar um extra de £ 1800000000 (US $ 3 bilhões) para reembolsar clientes prejudicados. Apesar da provisão extra, o banco disse que os ganhos para o ano ficará acima das expectativas e que irá restabelecer dividendos para os investidores. RTL Group cai 2,6% em Bruxelas, depois que o Goldman Sachs cortou a emissora de comprar para neutro. Em uma nota mais otimista, as ações da Ryanair Holdings disparam 6,13% após a cia aérea confirmou sua meta para o ano, mesmo após perda em seu balanço no terceiro trimestre.

O PMI final de manufatura na zona do euro em janeiro ficou em 54,0, ligeiramente acima de 53,9 esperado pelos economistas e melhor que 53,9 em dezembro. Na Alemanha, o PMI subiu inesperadamente, registrando 56,5, ante estimativa de 56,3, o mesmo da última divulgação. Na França também subiu. Em janeiro, o PMI ficou em 49,3, ante estimativa de 48,8. No Reino Unido em janeiro caiu para 56,7, mais que a expectativa de 57,0 e mais que 57,2 em dezembro.

AGENDA DE HOJE:

EUA:

12h00 - Discurso do Secretário do Tesouro Jack Lew;
12h30 - Final Manufacturing PMI (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
13h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país);
13h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação);
123h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

ÍNDICES MUNDIAIS (8h20):

ÁSIA
Nikkei: -1,98%
Austrália: -0,04%
Hong Kong: ---%
Xangai Composite: ---%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,49%
London - FTSE: -0,18%
Paris CAC 40: -0,22%
Madrid IBEX: -0,80%
FTSE MIB: -0,83%

COMMODITIES
BRENT: -0,58%
WTI: -0,53%
OURO: -0,54%
COBRE: -0,09%
NIQUEL: +0,20%
SOJA: -0,19%
ALGODÃO: -0,30%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,16%
SP500: -0,16%
NASDAQ: -0,20%

RESULTADOS CORPORATIVOS:
EUA: Randgold Resources, Sysco, Advanced Energy, AmeriGas Partners, Anadarko Petro, Gen Growth Prop, Hartford Financial, PartnerRe, Principal Fincl, Stanley Furniture, Suncor Energy, YUM! Brands

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações