Deutsche Bank em apuros: banco alemão será a próxima peça do dominó a cair?

 | 28.03.2023 11:58

  • Na semana passada, as ações do Deutsche Bank afundaram, diante da alta dos CDS do banco, gerando preocupação entre investidores e depositantes.
  • Os problemas estruturais do Deutsche Bank já vêm de longa data, desde a crise financeira de 2008, e deterioraram a confiança no banco.
  • Os bancos centrais talvez precisem imprimir dinheiro para fornecer liquidez e resgatar os bancos problemáticos, mas as preocupações com a inflação podem fazê-los pensar duas vezes.
  • No fim da semana passada, testemunhamos a queda de mais uma peça do dominó que ameaça a estabilidade financeira dos EUA e da Europa.

    Desta vez foi o Deutsche Bank (ETR:DBKGn) (NYSE:DB), cujas ações chegaram a cair mais de 10%. Isso ocorreu após a forte alta nos swaps de crédito (CDS) do banco, que refletem o custo de seguro contra a insolvência da instituição para os titulares de títulos de dívida.

    Há especulações de que o gatilho foi o anúncio de um resgate antecipado de títulos de nível 2. Embora, em tese, esse não seja um sinal de fraqueza, o mercado interpretou dessa forma.

    Em razão dos problemas estruturais de longa data do Deutsche Bank, o mercado tende a adotar conclusões negativas dos fatos.