Dia de Copom, mas Quem se Interessa? Eleições 'Pegam Fogo'

 | 20.09.2018 09:12

No front econômico o dia foi de decisão no Copom, mas quem se interessa? Com as eleições “pegando fogo” toda atenção continua voltada para as pesquisas, buscando-se saber quem deve chegar ao segundo turno. Nesta noite de terça-feira saiu a pesquisa Ibope, mostrando Jair Bolsonaro (28%) e Fernando Haddad (19%) isolados na frente, muito próximos de chegar ao segundo turno. Se nada de excepcional acontecer esta será a disputa final.

Interessante observar que na simulação de disputa de ambos no segundo turno deu empate de 40%. Com os outros candidatos, Bolsonaro não perdeu mais para ninguém. Empatou com Haddad, com Alckmin (38% X 38%) e com Ciro (40% X 39%).

O fato é que já se esperava uma puxada a favor de Haddad, mas o que surpreendeu foi sua velocidade, pela rápida transferência de votos de Lula para o seu pupilo. Por outro lado, continua causando desconforto nas hostes da equipe do PSL a elevada rejeição do capitão (42%).

Além disso, nesta pesquisa do Ibope Ciro Gomes foi o único a se manter estável, mantido nos 11%; Marina Silva, uma das herdeiras do espólio eleitoral de Lula, perdeu metade dos votos que tinha no Ibope do dia 5 (12%) a 6%; e Geraldo Alckmin, antes estável nos 9%, confirmou os últimos levantamentos e recuou a 7%, na fase mais difícil da sua campanha. Já se observam sinais de debandada. Sobre os nanicos, todos também perderam voto. João Amoedo do Novo, Henrique Meirelles do MDB e Álvaro Dias do Podemos, de 3% recuaram a 2% cada um.

Por fim, os votos brancos e nulos continuaram baixando, de 19% há uma semana para 14%, o que significa que o eleitor já começa a fazer suas escolhas por candidatos competitivos, acirrando o cenário de polarização.

Por outro lado, mesmo observando ser elevada a probabilidade de um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, não descartamos mudanças na relação de forças, com o surgimento de uma terceira via.

Tudo é possível nesta que já é considerada a eleição mais improvável dos últimos 40 anos. Um nome alternativo pode ser Ciro Gomes, desde que tirando votos de Fernando Haddad. .

Falando sobre a economia, na reunião do Copom desta quarta-feira foi unânime a decisão de manter a Selic estável em 6,50%, diante de uma economia muito fraca, com elevado “hiato de produto” e a inflação, pelo varejo, relativamente controlada. Os efeitos secundários do câmbio esticado parecem não preocupar neste momento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ao que tudo indica, os diretores do BACEN devem aguardar o desfecho das eleições para assumir uma posição, avaliando inclusive o impacto do câmbio, que se deprecia mais de 25% neste ano. Maior efeito aqui está indo para os IGPs, já próximos de 10% no ano.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações