Dia de Cautela antes da Posse de Trump na Sexta-Feira.

 | 19.01.2017 07:42

ÁSIA: ​Em dia de cautela, mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quinta-feira, com investidores aguardando o início do governo do presidente eleito Donald Trump, embora as ações japonesas tenham subido à medida que o dólar se fortaleceu, em meio aos comentários da presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, que foram interpretados como "hawkishly".​

O Nikkei do Japão subiu 0,94%, com ações de exportadores recebendo impulso ante um iene mais fraco. A moeda japonesa foi negociada a 114,59 contra o dólar, ante 113,00 da sessão anterior. ​Destaque para as ações da Toshiba que caíram 15,98% após um jornal financeiro informar que as perdas no negócio da energia nuclear da empresa poderiam exceder ¥ 500 bilhões e estava considerando cair fora de seu negócio de semicondutores e vender uma participação parcial na unidade americana Western Digital.

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em alta de 2,25%. As ações da Samsung Group subiram na abertura do pregão depois que um tribunal rejeitou o mandato para prender o chefe do conglomerado, Jay Y. Lee, em meio a um suposto envolvimento em um escândalo de corrupção que virou motivo de impeachment da Presidente Park Geun-hye. A Reuters informou que o Ministério Público da Coreia do Sul ainda não decidiu se faria outro pedido de prisão para o Lee da Samsung, depois que o pedido anterior foi rejeitado pelo tribunal.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 avançou 0,24%. A taxa de desemprego da Austrália subiu para seu nível mais alto em seis meses em dezembro pelo segundo mês consecutivo, atingindo uma alta de 5,8% em dezembro, ante 5,7% em novembro. Para o Reserve Bank of Australia, os dados podem aumentar as dúvidas sobre a provável força de uma recuperação esperada na primeira retração do país em mais de cinco anos. Entre as mineradoras australianas, BHP Billiton subiu 0,4%, Rio Tinto (LON:RIO) avançou 0,6% e Fortescue fechou em alta de 2,4%.

No continente chinês, o Shanghai Composite recuou 0,36% e o Shenzhen Composite escorregou 0,38%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng declinou 0,21%.

EUROPA:​ Os mercados europeus abriram em alta, mas as principais bolsas perdem terreno nesta manhã de quinta-feira, com investidores preferindo aguardar o discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi e avaliar as declarações da presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Janet Yellen. O pan europeu Euro Stoxx 500 sobe 0,08%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O foco hoje é sobre o Banco Central Europeu e espera-se que o banco central mantenha sua taxa de refinanciamento na mínima recorde de 0,0% e a taxa de depósito em -0,4%. O BCE disse em dezembro​ que estará reduzindo o ritmo de compra mensal de títulos para 60 bilhões de euros a partir de abril. Apesar dos analistas não esperarem mudanças na política monetária do BCE, estarão procurando detalhes sobre como isso pode mudar ao longo do ano.

O setor bancário que lidera os ganhos no início do pregão. O italiano UBI Banca sobe cerca de 4%, depois de assinar um acordo para comprar três pequenos bancos italianos, enquanto um número de bancos com sede no Reino Unido, incluindo Lloyds e HSBC, consideram abrir filiais em outros países europeus, como opção ao Brexit, onde a Grã-Bretanha se prepara para deixar a UE.​

Na França, Safram teria feito uma oferta pela Zodiac Aerospace, abrindo o caminho para criar o terceiro maior fornecedor aeroespacial, informou a Reuters. A Zodiac figura no topo do índice europeu, com alta acima de 22%. A cadeia de supermercados francesa Carrefour (PA:CARR) informou um aumento nas vendas de 3,9% no último trimestre, superando as expectativas dos analistas. Suas ações sobem ligeiramente no início do comércio. CAC 40 recua.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai nesta quinta-feira na sequência da alta de 0,4% na quarta-feira. Destaque para a queda de 4,3% para a Royal Mail (LON:RMG) após a empresa relatar que as vendas no Reino Unido caiu 2% nos nove meses até 25 de dezembro, com forte desempenho durante o período de Natal ajudando a diminuir esses fracos números e ficou em linha com as expectativas. Enquanto isso, as ações de construtoras perdem terreno depois que uma pesquisa do Royal Institution of Chartered Surveyors apontou que o aumento dos preços das casas no Reino Unido desacelerou em dezembro, pela primeira vez desde julho.

As mineradoras registram uma performance mista com a maioria dos metais recuando. Os movimentos nos metais vieram com a alta do dólar na sequência dos comentários da presidente do Fed Janet Yellen de que o banco central espera poucas alterações na taxa de juro por ano até o final de 2019. A mineradora de cobre Fresnillo (LON:FRES) cai 1,87%, Randgold Resources (LON:RRS) recua 0,89% e Anglo American (LON:AAL) recua 0,78%. Em sentido contrário, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 1,1% e Rio Tinto e Glencore (LON:GLEN) avança 0,6% cada.

BHP Billiton sobe 0,76% após o peso pesado da mineração e sua joint venture com a Vale (SA:VALE5), Samarco Mineração anunciarem que estabeleceram um prazo até 30 de junho para resolver os pedidos de indenização decorrentes do desastre no Brasil em 2015. O objetivo é consolidar e liquidar as reivindicações, incluindo uma ação civil de US $ 47,5 bilhões movida pelos promotores federais no ano passado. Segundo o acordo, a BHP Billiton, a Vale e a Samarco fornecerão inicialmente 2,2 bilhões de reais (US $ 681 milhões) para remediar o impacto da falha da barragem. As empresas disseram que o reinício das operações da Samarco estava sujeito a um conjunto de negociações e só ocorreria se fosse considerado seguro, economicamente viável e tivesse o apoio da comunidade local.

Outro destaque está nos EUA, onde o presidente eleito Donald Trump se prepara para assumir o cargo na sexta-feira. Trump falará em um evento pré inaugural ainda nesta quinta-feira.

AGENDA DO INVESTIDOR EUA:
11h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas);
11h00 - Philly Fed Manufacturing Index (indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado)
11h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
14h00 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados);
23h00 - Discurso da Presidente do Federal Reserve Janet Yellen;

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,07%
SP500: -0,08%
NASDAQ: -0,08%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações