Dias de Paz, Dias de Luta

 | 19.08.2014 17:02

Bolsas internacionais se recuperam à medida que surgem novas notícias de trégua entre Rússia e Ucrânia. Porém, cabe a ressalva de que não existem quaisquer sinais concretos de paz duradoura por enquanto.

Na Europa, em específico, notamos também alguma esperança de que o Bacen de Mario Draghi possa ser mais generoso nos estímulos monetários. Em tese, eram os alemães que bloqueavam essa generosidade extra. Mas agora até mesmo o Bundesbank tem se mostrado preocupado com um cenário de estagnação.

Podemos falar de recessão técnica ou simplesmente de recessão. Fato é que o PIB do 2T14 provavelmente apontará recuo e a estimativa para o ano cheio caminha rapidamente para o zero a zero. Segundo nossas contas, na melhor das hipóteses, a economia brasileira fechará o ano parada. Nosso cenário base é de leve queda do PIB em 2014, com efeitos mais claros sobre o nível de emprego neste segundo semestre.

Ibovespa futuro abre em leve queda de 0,30%, com dólar futuro subindo 0,10%.

+ BVMF3 (CP: compra, LP: compra)
Destas coisas que demoram, mas uma hora acontecem: BM&F Bovespa começou a migração para a nova clearing, plataforma capaz de juntar derivativos, ações, renda fixa e câmbio. Esse primeiro passo foi para derivativos. Com a clearing 100% implementada, o processo de pós-negociação passa a ser muito vantajoso para os clientes da Bolsa, por reduzir os requisitos absolutos de margem. Em termos práticos, isso significa menos opex, menos capex e mais negócios.

+ POMO4 (CP: neutro, LP: neutro)
Segunda prévia do Ibovespa adicionou PNs da Marcopolo e excluiu ONs da MMX. A entrada no índice dá visibilidade e estimula liquidez, mas não traz mudança nos fundamentos. Marcopolo é uma ótima empresa, redonda, com forte posição de mercado e histórico consistente de resultados. Mas a queda recente (-15% no ano) não a torna propriamente uma barganha. Diante da compressão observada no ROE e a 14x lucros 2014E, estamos neutros.

+ TELECOM
Telecom Italiaestaria preparando oferta pela Vivendi no valor de 7 bilhões de euros, numa operação que daria à francesa 20% da TIM Brasil - e também da própria italiana. A oferta superaria em 250 milhões de euros a proposta da Telefónica e envolveria compra e incorporação da GVT pela TIM Brasil. Muitos rumores, não dá pra saber quem vai levar o "prêmio". Quem levar terá sérios problemas para pagar a conta. Quem não levar (principalmente OIBR) estará num contexto de concorrência pesada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

+ BBAS3 (CP: neutro, LP: neutro)
Vale a pena ler a matéria no Valor explicando como o Tesouro tem segurado repasses de subsídios agrícolas ao Banco do Brasil, de modo a maquiar o resultado fiscal. Ao mesmo tempo, o BB conversa com o ministro da Fazenda para enquadrar instrumento híbrido de capital como Basileia III. É o famoso Zé com Zé. BBAS3 sobe 23% no ano na esperança de que esse tipo de improviso seja resolvido a partir de 2015.

+ BRKM5 (CP: neutro, LP: neutro)
Enquanto PETR sobe 27% no ano, BRKM cai 25%. Braskem estuda parar produção de algumas unidades caso o preço da nafta seja de fato reajustado em circa 6% a partir de setembro. Como você pode imaginar, esse é mais um problema indiretamente associado ao subsídio à gasolina doméstica. Entendemos que a queda de BRKM5 no ano é exagerada, mas preferimos ainda aguardar os resultados desse imbróglio.

Para visualizar o artigo completo visite o site da Empiricus Research.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações