Dificuldade Para Monetizar e Alta de Juros Devem Impactar Valuation do Nubank

 | 06.01.2022 18:05

O Itaú BBA iniciou a cobertura do Nubank (SA:NUBR33) (NYSE:NU), que estreou na bolsa de valores de Nova York (NYSE) como o banco mais valioso da América Latina, com recomendação “underperform” (expectativa de desempenho inferior) e preço-alvo de 8 dólares.

 

Segundo os analistas do Itaú (SA:ITUB4), a base de clientes do Nubank e a exposição de crédito tendem para a faixa de renda mais baixa no Brasil (56 por cento ganham até três salários mínimos). Por esses motivos, os analistas entendem que há uma limitação estrutural à monetização per capita que o preço das ações exige.

Adicionalmente, o risco de a empresa não entregar o crescimento esperado no futuro que justifique o valuation que ela possui hoje. Mesmo após o IPO, realizado em dezembro, ainda é possível notar a existência de uma assimetria entre o que o mercado está pagando (preço), os fundamentos que a empresa possui e suas expectativas a longo prazo (valor).

h2 Pequeno investidor deve se preocupar com os prejuízos/h2

Esse risco existe e a própria empresa admitiu que poderá continuar registrando prejuízos nos próximos trimestres até que consiga superar seu grande desafio (monetizar a base).

É até comum empresas como o Nubank, que ainda estão em fase de crescimento, terem dificuldades de apresentar bons resultados em seus primeiros anos de existência. No entanto, passar a cobrar por serviços que antes eram gratuitos pode tornar a vida da companhia ainda mais difícil, além de acabar prejudicando a sua base atual e a obtenção de novos clientes.

h2 Diversificação de receita/h2

Outro risco que pode afetar o interesse dos investidores em se tornarem sócios do Nubank é a alta dependência que a empresa tem de seu negócio de cartão de crédito, ganhando com juros e taxas de intercâmbio. Para mitigar tal risco, a companhia precisaria criar um ecossistema mais completo, oferecer novos produtos e serviços aos seus clientes e, assim, ter uma maior diversificação de receitas como o Inter (SA:BIDI11) possui, por exemplo.

h2 Expansão internacional/h2

Vale ressaltar que com o número de clientes avançando para 50 milhões, sendo a maioria brasileiros, o Nubank começa a se aproximar da base do maior banco do Brasil, o Itaú, com 60 milhões de clientes. Isso faz com que a empresa passe a depender de sua expansão internacional para continuar crescendo em número de usuários e, com esses esforços, riscos maiores poderão incidir sobre a fintech.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por fim, destacamos que com a alta dos juros e o fato de as empresas de tecnologia terem a maior parte de seu valor nos lucros futuros, uma elevação na taxa de desconto nos valuations faz com que o ajuste no “valor justo” delas seja maior. Isso não interfere nos fundamentos do Nubank, mas sim nas premissas dos analistas, o que pode acabar impactando no interesse por suas ações no curto prazo.

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações