Direto ao Ponto!

 | 12.04.2021 08:40

A semana foi de recuperação dos preços com o Set-21 fechando @ 130,70 centavos de dólar por libra peso, uma alta de 530 pontos na semana (mínima/máxima @ 124,45 e 132,55 centavos de dólar por libra peso respectivamente).

A segunda-feira começou tranquila com o Set-21 “trabalhando de lado”, oscilando 225 pontos e fechando com apenas +40 pontos de alta @ 125,80 centavos de dólar por libra-peso. Na semana o volume negociado voltou a ser positivo negociando +40.600/+67.800/+48.845/+60.600 e +61.000 lotes por dia.

Na terça-feira o mercado reagiu subindo 375 pontos (testando a resistência @ 131 centavos de dólar por libra-peso) após o Citibank ter publicado novo relatório com expectativas do crescimento da economia mundial prevendo um crescimento de +7% na economia americana e +5,5% na economia global! O relatório da OIC (Organização Internacional do Café)  referente a safra 20/21 também sustentou  o mercado informando que “Produção global chega a 171,89 milhões e consumo 166,7 milhões de sacas. O consumo mundial de café deve aumentar 1,3% para 166,6 milhões de sacas em 2020/21 em comparação com o ano cafeeiro de 2019/20, pois o consumo doméstico está aumentando, compensando a redução do consumo fora de casa causada por medidas de distanciamento social enquanto global economia se recupera em um ritmo lento. O consumo nos países importadores e o consumo interno nos países exportadores devem ser de 115,96 milhões de sacas e 50,66 milhões de sacas, respectivamente”.

Nos outros 3 dias restantes da semana o Set-21 conseguiu se sustentar e fechar bem em cima da importante resistência da média-móvel dos 72 dias @ 130,70 centavos de dólar por libra-peso! Se na próxima segunda-feira o mercado não conseguir trabalhar acima dessa resistência poderemos ver nova venda dos fundos e mercado voltar a testar o importante suporte da média-móvel dos 50 dias @ 123,90 centavos de dólar por libra-peso.

Se o mercado conseguir trabalhar e fechar acima dos 130,70 centavos de dólar por libra-peso as próximas resistências estão @ 132,70 e 141,50 centavos de dólar por libra-peso.

Mercado segue monitorando os boletins climáticos diários, os relatórios atualizados dos fundos/bancos/corretoras, as expectativas dos produtores/cooperativas brasileiras para a safra que se inicia, e alguma notícia real para buscar uma tendência tanto de alta quanto de baixa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Brasil a colheita do café tipo robusta já começou em algumas regiões e temos escutado de tudo e informações antagônicas: produção excelente / produção aquém do esperado; café já colhido está muito verde e vai prejudicar a qualidade final do produto / café já colhido de ótima qualidade!

Com o avanço dos casos de covid-19 no Brasil o prefeito de Itamaraju, na Bahia, proibiu a colheita do café até o dia 18 de Abril (a princípio essa informação não assustou o mercado pois esse município responde por 11% da produção do Estado da Bahia, e segundo alguns “informantes” essa decisão teve efeito apenas político). Se essa atitude vier a se repetir em outros municípios poderemos ter atrasos na colheita e suporte nos preços no curto prazo. Custos logísticos seguem aumentando e conseguir containers continuam sendo os desafios diários para os exportadores.

Fundos seguem comprados em +11,900 lotes e continuam ativos! No curto prazo não acreditamos nos fundos “virando a mão”, indo “short”. Porém, se a safra for tranquila, não houver geadas, as chuvas voltarem até o final de Abril/primeira quinzena de Maio (favorecendo a recuperação hídrica das lavouras para o próximo ciclo) e a produção brasileira desta safra 20/21 vier acima dos 55 milhões de sacas, aí sim poderemos ver o mercado voltar para 110/100 centavos de dólar por libra-peso. Só saberemos desses “Ses” em Agosto, após atravessarmos o período do inverno!

Seguimos recomendando proteção para a próxima safra 21/22 com a compra de “Put-Spread” no Set-22, strike +135/-110 vendendo a “Call-Spread” strike -170/+200 com custo estimado ao redor de R$ 65,00/saca (garantindo uma venda bruta entre R$ 790-1.055/saca desde que o Set-22 feche acima dos 110,05 centavos de dólar por libra-peso).

Como sempre, sejam prudentes! Protejam-se!

Ótima semana a todos!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações