Disparada do Trigo Pode Causar Escassez de Alimentos e Convulsões Sociais

 | 25.03.2022 11:18

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Referência mundial dos preços do trigo atinge máxima histórica
  • Um pouco da história política do trigo
  • Exportações da Rússia e Ucrânia representam um terço do trigo mundial
  • Preços altos e escassez podem gerar fome e revolução
  • Clima em outras regiões de cultivo nunca foi tão importante

No fim de março de 2022, os agricultores do Hemisfério Norte começam a plantar sementes que se transformarão nas culturas que alimentam uma população mundial cada vez maior. Cerca de seis bilhões de pessoas habitavam o planeta na virada deste século. Agora, a população mundial já supera 7,885 bilhões, um aumento de mais de 31% em 22 anos. A cada trimestre, seu crescimento é de cerca de 20 milhões, o que significa que a demanda por alimentos não para de subir.

O trigo é o principal ingrediente do pão, um alimento básico. Porém, é mais que um ingrediente alimentar, é também uma commodity essencial para os governos, na medida em que sua permanência no poder e controle das massas depende de uma população alimentada.

Em 2022, a ação dos preços no mercado futuro do trigo reflete a guerra na Ucrânia e um cenário geopolítico turbulento. O preço do trigo está gerando um sinal de alerta de que a fome mundial e as revoluções devem agravar os problemas causados pelo conflito no Leste Europeu.

h2 Referência mundial dos preços do trigo atinge máxima histórica/h2

Embora sejam negociados vários contratos futuros do trigo nas bolsas americanas e de todo o mundo, a referência mundial é o trigo futuro da CBOT. Em março de 2020, o preço futuro do trigo na CBOT atingiu um novo pico recorde.