DIVD11 e a evolução do segmento de ETFs

 | 23.05.2024 16:27

O segmento de ETFs evoluiu consideravelmente nos últimos anos, permitindo que os investidores pudessem acessar cada vez mais estratégias no mercado. 8 meses atrás tivemos o lançamento do NDIV11 (BVMF:NDIV11), o primeiro ETF com exposição em ações a pagar dividendos. E agora, o mercado dá mais um passo nesse sentido: vai ao ar o DIVD11, o ETF da Itaú (BVMF:ITUB4) Asset que pagará dividendos mensais.

O DIVD11 é um ETF que vai ao ar no mês de junho (lançamento previsto para o dia 11/06) e vai replicar o IDIV, Índice de Dividendos que reúne as principais empresas pagadoras de dividendos do Brasil.

E aí, o DIVD11 será um ETF que vai te dar acesso a esta cesta de ações e que pagará dividendos mensais. É importante comentar que os dividendos vão depender do pagamento por parte das empresas da carteira e podem sofrer oscilações mês a mês, tal como acontece no NDIV11.

A Itaú Asset já possui um ETF que replica o IDIV, trata-se do DIVO11. Porém, o DIVO11 é um ETF que não distribui dividendos, o investidor ganha dinheiro na valorização do ativo, o que vai acontecer se o IDIV valorizar.

Já se tem algumas informações sobre este novo produto e é válido trazer aqui:

1) O investimento mínimo será por volta de R$ 50;
2) A taxa de administração será de 0,50% a.a.;
3) A expectativa é que os dividendos sejam mensais;
4) O pagamento de dividendos deve ocorrer no 10º dia útil subsequente à apuração de resultados do fundo.

E um ponto é que a estratégia focada em dividendos tem se mostrado bastante interessante ao longo do tempo, tendo em vista que empresas que são boas pagadoras de dividendos tendem a ser negócios mais bem consolidados e maduros.

Podemos ver no gráfico acima que nos últimos 12 anos, o IDIV superou com bastante folga o IBOV, o que mostra que investir nas empresas com bom retrospecto de dividendos tem sido uma estratégia interessante.

Bom, essa é mais uma oportunidade que estará disponível em breve aos investidores e pode fazer sentido para quem busca exposição em ações e busca o tão falado dividendo mensal. Mas tenha em mente que ETF é um produto de renda variável, logo, o patrimônio exposto neste ativo sofrerá oscilações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Só invista se estiver de acordo com os riscos. É o conselho que eu deixo para você.

Conta comigo nessa caminhada. Forte abraço!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações