Dólar: As Mesmas Coisas, Só Que Cada Dia o Impacto é Diferente no Câmbio

 | 19.05.2022 06:05

Um dia, o apetite a risco está ótimo, no outro é aversão a risco e assim seguimos no jogo do câmbio. Impossível prever porque a mesma notícia ou fala de algum dirigente repercute de um jeito num dia e diferente disso no outro. 
 
Então, só nos resta olhar os fatos e ir sentindo o ânimo do mercado durante o dia. De fato, temos que a Europa apresentou dados fortes de inflação e que dirigentes do Banco Central Europeu reforçaram a defesa pelo início do ciclo de alta do juro básico.
 
Mais um fato foi que após a notícia de que a China aplicou uma nova quarentena por causa da covid o dólar ganhou impulso por aqui. O dólar à vista subiu 0,78% e fechou cotado a R$ 4,9813 na venda. Ainda abaixo de R$ 5,00 e considerando nossa taxa de juros doméstica extremamente atrativa. 
 
Quanto ao DXY, o mercado doméstico de câmbio tem ficado mais reativo ao movimento internacional do dólar. A correlação de um mês entre a taxa de câmbio brasileira e o índice da moeda norte-americana (DXY) está no maior patamar em um ano, a +0,58. Quanto mais próximo de 1, mais correlatos são os preços em análise.
 
O que vemos é que, de forma geral, investidores estão  preocupados com as perspectivas para o crescimento econômico global em meio ao aumento da inflação, principalmente depois de o chair do Fed, Jerome Powell, adotar um tom mais agressivo sobre a política monetária.
 
Por aqui, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, voltou a fazer comentários sobre câmbio. Ele reconheceu que incertezas fiscais pesam sobre o real e disse que a autarquia também tem instrumento para combater uma volatilidade adicional do câmbio decorrente das expectativas de aperto monetário nas principais economias do mundo.
 
Para hoje a ata da reunião de política monetária do BCE, por aqui a reunião mensal do CMN (conselho monetário nacional) e nos EUA os pedidos de seguro desemprego. 
 
Boa sorte e muita calma, pessoal!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações