Dólar Australiano x Franco Suíço: Par Perde Suporte

 | 28.01.2020 11:34

Ações de empresas altamente expostas à economia da China despencaram por toda a Ásia nesta terça-feira devido à crescente preocupação com o impacto das proibições globais de viagens associadas a um surto de vírus, apesar da alta em algumas ações envolvidas em saúde preventiva.

Depois que os Estados Unidos e o Canadá alertaram contra viagens para a China, as ações australianas voltaram a recuar acentuadamente depois de um feriado no dia anterior. O índice de referência S&P/ASX 200 caiu -1,4%, pressionado pelas ações expostas à doença que matou mais de 100 pessoas e infectou mais de 2.700.

As ações de companhias aéreas e agentes de viagens recuavam acentuadamente em meio ao cancelamento de viagens para a segunda maior economia do mundo, enquanto as empresas com uma exposição indireta aos gastos dos consumidores chineses no exterior, como cassinos e varejistas de luxo, também caíam. “Não sabemos quanto tempo isso vai durar”, disse Peter Costello, chairman do fundo soberano de 115 bilhões de dólares da Austrália, o Future Fund, em um briefing que coincidiu com uma atualização regular do portfólio.

“Obviamente, esperamos que as medidas que foram tomadas agora contenham o vírus, mas ainda é muito cedo. Isso terá um óbvio efeito negativo sobre a economia australiana e muito além”, acrescentou Costello, ex-tesoureiro australiano.

Com os mercados chineses fechados para o feriado de ano novo de uma semana, outros mercados de ações na Ásia estavam sentindo um impacto enorme das preocupações dos investidores.

As ações da maior companhia aérea australiana, Qantas Airways, caíram -5% nesta terça-feira, enquanto a agência de viagens Webjet recuou -11%. Enquanto isso, os operadores apontam para empresas que podem gerar vendas a partir de esforços para conter a disseminação do coronavírus como perspectiva de investimento.

As ações da produtora de máscaras sul-coreana Monalisa subiram 29%, enquanto as farmacêuticas sul-coreanas Kukje Pharma e Woojung Bio saltaram 29% e 21%, respectivamente, nesta terça-feira. A japonesa Kawamoto, que fornece produtos médicos, incluindo máscaras, triplicou os preços das ações, enquanto a fabricante japonesa de roupas de proteção Azearth disparou 53% na última semana.

Quem sentiu bastante o impacto de tudo isso nos últimos dias foi o Dólar Australiano contra o Franco-Suíço. O par perdeu a zona de suporte entre 0.6750 até 0.6675 e, no momento da Análise, ruma novamente para testar as mínimas históricas em 0.6500.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Conforme mencionado na notícia acima, ainda pode ser cedo para avaliarmos um cenário de causa e consequência. Com algumas cidades chinesas em quarentena, com os seus centros comerciais e industriais fechados por hora, diminui-se o consumo de produtos e matérias-primas. Sabemos que a Austrália é uma das grandes parceiras comerciais dos chineses, principalmente no fornecimento de commodities. Com essa parada momentânea no consumo, seria natural que o seu mercado sofresse as consequências, como as quedas nas suas principais Ações e na desvalorização da sua Moeda.

Um fato relevante do par é que, na ponta compradora, para quem se mantiver posicionado, o SWAP pode ser interessante, já que temos um bom diferencial de juros a favor da Austrália em relação à Suíça. Na ponta compradora, o Investidor pode ter que ficar de olho nos próximos dias se o ânimo ao Mercado poderá voltar com o teste da região de mínimas históricas em 0.6500.