Dólar: Boas Notícias Para o Câmbio e Dia de Ptax

 | 31.05.2021 06:00

Em dia de feriado nos Estados Unidos - Memorial Day - e agenda vazia por lá, precisamos olhar para o que temos de Brasil hoje, e é dia de PTAX. Também temos por aqui a divulgação do balanço orçamentário.

Considerando a maré de boas notícias, com a agência Fitch mantendo o rating do Brasil em BB-, apesar de salientarem uma atenção para o risco fiscal e incerteza quanto à recuperação econômica aqui. Havia inclusive um receio de que a agência pudesse rebaixar essa nota, mas, devido à (como explicou a própria agência) capacidade de absorver choques externos sustentados por sua taxa de câmbio flexível, desequilíbrios externos moderados, reservas internacionais robustas, acabou mantendo e o mercado gostou. Associado a isso, temos a onda de notícias favoráveis quanto à recuperação da economia dos Estados Unidos e Europa, cenário ideal para um dólar fraco e real apreciado.

Chamo atenção aqui para as observações da Fitch com as perspectivas negativas para o país e são elas: evolução da pandemia do coronavírus , morosidade no processo de vacinação e as consequências econômicas desse cenário, além da dívida governamental e potencial de crescimento econômico fraco com um cenário político difícil, que impede o progresso oportuno nas reformas fiscais e econômicas. “Fragilidades fiscais contínuas, bem como vencimentos de dívidas encurtados, tornam o Brasil vulnerável a choques”, diz a agência.

De uma hora para outra os prognósticos para o Brasil vão se revertendo e o mercado se surpreende com o alívio fiscal de curto prazo, expectativa de cumprimento da meta da inflação, ajustes de contas externas, além da arrecadação que surpreendeu.

O câmbio deve continuar caindo com a expectativa de Selic mais alta, ou seja, juros mais altos no Brasil e juros baixos nos EUA, o que faz com que o investidor estrangeiro migre para cá em busca de retornos maiores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações