Dólar: Cenário Mundial Sugere Cautela no Câmbio

 | 08.09.2022 06:00

E o mercado segue com dúvidas quanto as perspectivas econômicas para a Ásia. Os dados mensais da balança comercial da China mostraram uma desaceleração acentuada nas importações e exportações, sugerindo queda na demanda global por bens fabricados na China, assim como redução da demanda chinesa por bens de capital do Japão.

Enquanto isso, a Comissão Europeia deve propor um teto para o preço de atacado da eletricidade para a maioria dos tipos de geração, em um esforço para evitar um colapso da indústria europeia durante o inverno. E hoje tem definição de taxa de juros no Velho Mundo, e na sequência a declaração de política monetária. Se juros subirem, o euro deve se acalmar, mas também depende do discurso de Christine Lagarde, pois ela deve sinalizar os próximos passos do aumento de juros por lá.

Nos EUA, os pedidos por seguro desemprego e discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, que costuma mexer com o mercado de câmbio.

Para ficar de olho aqui no Brasil, temos a divulgação amanhã do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no país. O mercado prevê uma deflação mensal de 0,39% em agosto, após recuo de 0,68% em julho. Com isso, o indicador em doze meses voltaria a um dígito e ficaria em 8,72%, contra 10,07% do mês anterior. A divulgação será importante para a tomada de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa de juros em reunião dias 20 e 21 deste mês.

Para o câmbio, vamos manter a cautela em um cenário global de pressões nos preços, com a continuidade da Guerra na Ucrânia, suspensão do gás russo para a Europa e eleição presidencial aqui. Os mercados reagiram a mensagem hawkish de Roberto Campos Neto, presidente do BC, que indicou que a autoridade monetária não pensa em queda de juros neste momento, mas sim em convergir a inflação para a meta. Portanto, se juros subirem mais, o diferencial (carry trade) deve tornar nossa moeda mais atrativa.

Para hoje, IGPDI mensal para agosto (que deve continuar caindo). Na Europa decisão de taxa de juros!

Bons negócios turma!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações