Dólar: Começando o ano em semana curta e cheia de dados nos EUA

 | 02.01.2024 06:00

Feliz ano novo, galera do câmbio! E cá estou novamente para contribuir com vocês na tomada de decisão na área de câmbio no mercado brasileiro, o qual é um universo a parte dos outros indicadores.
 
No ano passado o dólar à vista fechou cotado a R$4,8516 para venda. A divisa norte-americana acumulou queda de 8,08% frente ao real em 2023. Um dos fatores que explica a forte desvalorização do dólar no acumulado do ano é a tentativa de passar uma imagem de melhora fiscal, para tentar aumentar a arrecadação e alcançar a meta de déficit primário zero em 2024. Quem viver, verá. Além disso, o agro e o diferencial de juros ajudaram bem nossa moeda perante o dólar. 
 
Para hoje vamos iniciar na expectativa da Ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed), que será divulgada amanhã nos EUA. Essa Ata é importante, pois trará pistas sobre os próximos passos da política econômica norte-americana, principalmente quanto à questão de corte de juros. Por enquanto, os investidores precificam que o início do corte de juros do Fed se dará em março.
 
A boa notícia para nós, exportadores de commodities, veio da China. O presidente Xi Jinping disse que consolidará e reforçará a tendência positiva da recuperação econômica no país neste ano e sustentará o desenvolvimento econômico de longo prazo com reformas mais profundas. Vamos acompanhar, afinal a China é nosso principal cliente.
 
A perspectiva para o real é positiva por enquanto, afinal, é o Brasil e qualquer besteira na esfera política pode desandar a previsão. A não aceleração do ritmo de afrouxamento monetário do BC, com os próximos cortes de 0,5 pp já anunciados por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, tende a jogar a favor do real, principalmente levando-se em conta a redução dos juros pelo Fed reservadas para este ano. O diferencial de juros entre o Brasil e as economias avançadas segue atrativo para investimentos por aqui.  
 
No calendário econômico para hoje veremos na Europa, no Brasil e nos EUA os PMIs industriais de dezembro. Por aqui teremos ainda o boletim Focus e a balança comercial. Infelizmente seguem as guerras na Ucrânia e no Oriente médio. 
 
Bons negócios a todos, muito lucro e que venha logo a paz mundial!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações