Dólar: Dia de fechamento de mês e Ptax

 | 30.11.2023 06:00

Bom dia, mercado do câmbio! Ontem o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,8865 para venda. Pelo óbvio, analistas dirão que o movimento foi devido a ajustes, só que não! Como já tinha dito no dia anterior, é normal esse movimento de pré-Ptax pela briga entre posicionados comprados (no sentido de alta das cotações) ou vendidos em dólar (no sentido de baixa), puxando a cotação para patamares que melhor lhes convém. E quem me acompanha aqui vê isso todo final de mês. 
 
Que o Fed tende a manter sua taxa básica na faixa de 5,25% a 5,50% e pode iniciar o processo de cortes em maio de 2024 tem sido a narrativa mais comum no mercado de câmbio. Ok, dirigentes do Fed tem feito discursos nesta direção e isso prejudica a cotação da moeda norte-americana. Além disso, dados de ontem colaboram neste sentido.
 
Só que Brasil é Brasil, e temos nossas questões que são específicas! A Ptax neste momento é o que está trazendo volatilidade. Essa taxa normalmente é divulgada às 13h30 pelo Banco Central. Após este horário veremos o movimento normal, daí sim reagindo a notícias do exterior e as pautas fiscais daqui. Falando em fiscal, ontem o Senado aprovou o projeto de lei de taxação dos fundos offshore e fundos exclusivos. A importância desta proposta para a Fazenda deve-se à possibilidade de aumentar a arrecadação nos próximos anos e ajudar a zerar o déficit primário da União. Agora o projeto segue agora à sanção presidencial. 
 
No exterior continuamos vendo a troca de reféns israelenses que estão em poder do grupo terrorista Hamas por prisioneiros palestinos. Para quem fala em proporcionalidade, Israel está devolvendo três presos pela soltura de um israelense. E não acredito que essa guerra acabe tão já.  Falando em guerra, vocês sabiam que a guerra na Ucrânia continua? Pois é, o cenário externo está bem complicado. 
 
No calendário econômico para hoje teremos na Zona do Euro o IPC de novembro e a taxa de desemprego de outubro, além de discursos de membros do BCE e da presidente Christine Lagarde. Nos EUA, o PCE de gastos pessoais de outubro e pedidos iniciais por seguro-desemprego, PMI de Chicago de novembro e discurso de Williams, membro do Fomc. No Brasil, temos a reunião do Conselho Monetário Nacional e fluxo cambial estrangeiro.
 
Bons negócios e muito lucro a todos.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações