Dólar (DXY): Rompimento técnico tem muito espaço para subir; confira alvos

 | 05.02.2024 11:28

  • O dólar atingiu o maior nível em oito semanas na última semana, sustentado por dados econômicos fortes e uma postura mais firme do Federal Reserve (Fed, BC americano).
  • Diante de dados positivos, o Fed pode rever o plano de reduzir a taxa de juros em três ocasiões em 2024, valorizando o dólar frente às principais moedas.
  • Tecnicamente, o índice dólar (DXY) pode buscar 105,8 enquanto o EUR/USD enfrenta dificuldades, e o USD/JPY vislumbra um movimento acima de 150 em meio à força consistente do dólar.
  • Invista como os grandes institucionais com ProPicks, ferramenta que usa IA para selecionar as melhores ações do mercado. Saiba mais aqui>>
  • Na semana passada, após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, praticamente descartou a possibilidade de um corte na taxa de juros em março, o que impulsionou o dólar americano para o maior nível em oito semanas.

    Com isso, a probabilidade de um corte na taxa de março caiu de 50% para 20%, segundo o mercado futuro de juros.

    A redução na expectativa de corte da taxa foi reforçada por dados econômicos robustos nos EUA, especialmente o relatório de emprego de janeiro, divulgado na sexta-feira, que superou as expectativas e mostrou um mercado de trabalho forte.

    O relatório apontou que a economia americana criou 353 mil empregos não agrícolas em janeiro, e que os ganhos médios por hora também ficaram acima do esperado. Este último é um fator crucial para o Fed alcançar sua meta de inflação.

    A tendência de alta nos salários, aliada ao aumento do emprego, desenha um cenário positivo para a economia americana. Esse desenvolvimento sugere que o Fed pode reconsiderar seu plano de reduzir a taxa de juros em três ocasiões em 2024, conforme sinalizado em dezembro.

    Em resposta aos recentes desenvolvimentos, o dólar americano intensificou sua pressão sobre as principais moedas.

    Análise Técnica do DXY/h2

    O Índice Dólar (DXY) continuou sua trajetória ascendente, voltando ao patamar de 104, que havia atingido em dezembro. Os principais fatores que sustentam a força do dólar são os dados econômicos fortes e o compromisso do Fed em manter uma política monetária restritiva.

    Nesse contexto, espera-se uma desvalorização da moeda americana apenas se houver sinais de desaceleração econômica no país e uma forte indicação do Fed sobre o início de cortes na taxa de juros.

    Como as coisas estão, é provável que o dólar mantenha sua força pelo menos até o segundo trimestre do ano.