Dólar em alta e Copom e Fed no Radar: o que deve movimentar o Ibovespa esta semana

 | 13.12.2021 15:25

A semana abre com os Investidores na defensiva, à espera do Fed nesta quarta feira, que deve acelerar o ritmo do tapering. Também crescem as apostas na antecipação do aumento dos juros pelo Fed a partir de maio/22 diante do índice de Inflação (CPI) que registrou uma alta de 6,8% na base anualizada, registrando a maior alta em 40 anos.

Esta semana concentra 17 reuniões de política monetária pelo mundo, que incluem, além do Fed, os Banco Centrais Europeu, Inglês e Japonês. 

Na China, saem na terça feira, a Produção Industrial e vendas no varejo. A boa notícia é que o governo Chinês indicou que deve tomar medidas para conter a desaceleração da economia e a expectativa é de novos cortes na taxa de compulsório e aumento de gastos.

O minério de ferro reagiu às notícias e fechou em alta de 5,7% em Qingdao, o que deve continuar fortalecendo o ciclo de recuperação da Vale (SA:VALE3) e Sideúrgicas.

Por aqui, a expectativa é que o Copom seja menos duro em sua ATA que será conhecida na terça feira. A surpresa e alívio do IPCA de novembro abaixo da média das expectativas coloca o BC na parede para corrigir sua mensagem Hawkish e resgatar a esperança de que o país consiga fugir da Recessão em 2022.

No radar, estão a votação do complemento da PEC dos Precatórios na Câmara dos deputados, que está marcada para terça-feira. Amanha também sai o Indicador de serviços, que deve registrar a segunda queda consecutiva e na quarta feira sai o IBC-Br, que é uma prévia do PIB e um termômetro para a atividade econômica. Por fim, na quinta feira sairá o Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

O dólar deve continuar em alta, com o fortalecimento do dólar frente aos pares, e com fluxo mais apertado devido as remessas de dividendos dos ADRs da Petrobras (SA:PETR4) e as saídas provocadas pelas remessas de fim de ano. Há pouco o Banco Central teve que atuar vendendo US$ 1 bilhão no spot, e mesmo assim o cambio continua pressionado.

O Ibovespa estará nesta semana sob a volatilidade extra do vencimento do Índice futuro na quarta feira e do exercício de opções sobre ações, na sexta feira.

A ATA do Copom mais dovish ajudaria a resgatar a esperança de um Ibovespa acima dos 110 mil pontos, mas o mundo aguarda o Fed na quarta-feira, que promete ser bem Hawkish e coloca os investidores na defensiva. Fique de Olho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora


Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações