Dólar: Em dia de agenda fraca, reação do câmbio será sobre dados dos EUA

 | 29.08.2023 06:00

Bom dia, mercado do câmbio. Embora obtém o dólar à vista tenha fechado o dia praticamente estável, cotado a R$ 4,8755 para venda, o pregão teve movimentos acentuados de compra e venda. Alguns desmontes de posição fizeram inclusive a moeda norte-americana operar com cotação máxima de R$ 4,9130 pela manhã. Daí entrou o exportador e vendeu bastante. 
 
O mercado continua em dúvida sobre os próximos passos do Federal Reserve na política monetária. Após a fala de Powell, que abriu possibilidades de novas altas de juros nos EUA, o dólar se fortaleceu. Na contra mão disso, foi o fato da China anunciar estímulos para a bolsa de lá, reduzindo pela metade um imposto sobre as negociações de ações na tentativa de impulsionar o mercado de capitais. Estímulos na China dão ânimo ao real, afinal eles são um “clientão” das nossas commodities.
 
As expectativas do mercado agora giram em torno de dados a sair sobre a economia americana. Por exemplo, se o payroll (sexta-feira) vier forte, podemos aumentar a  possibilidade de aumento dos juros em novembro, o que seria positivo para o dólar. 
 
Por aqui, se aproxima o prazo para o governo enviar o orçamento ao Congresso, no dia 31. A pauta fiscal visa um aumento de arrecadação para cumprir a meta de déficit zero. Sempre sobre gastar mais, poderiam gastar menos e assim não precisava aumentar a arrecadação. E por falar em aumento de impostos, o presidente Lula assinou ontem a MP que prevê cobrança de 15% a 20% sobre rendimentos de fundos exclusivos dos chamados "super-ricos" e também enviou ao Congresso projeto de lei que tributa o capital de residentes brasileiros aplicado em paraísos fiscais.
 
Na agenda econômica para hoje, teremos, na Zona do Euro, as projeções econômicas. Por aqui, o índice de evolução do emprego do Caged. Nos EUA, vamos acompanhar as ofertas de empregos Jolts de julho e a confiança do consumidor de agosto. 
 
Bons negócios a todos e muito lucro!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações