Dólar em Foco

 | 06.03.2024 17:14

Hoje, os mercados financeiros globais estiveram em constante movimento, com o dólar americano no centro das atenções. Vamos resumir os principais acontecimentos que moldaram o cenário:

1. Inflação nos EUA:

Os dados de inflação nos Estados Unidos mostraram aceleração, mas permaneceram dentro das expectativas. A taxa de inflação atingiu 2,6%.

• Essa leitura mantém em aberto as apostas sobre a política de juros americanos. Investidores estão atentos a qualquer sinal do Federal Reserve sobre futuras mudanças nas taxas.

• O mercado está dividido entre aqueles que esperam uma postura mais agressiva do Fed para conter a inflação e aqueles que acreditam que a alta dos preços é temporária.

• No discurso de hoje (06/03/24), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), falou sobre a política monetária na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, e declarou que estão totalmente focados no duplo mandato de promover o emprego máximo e preços estáveis para o povo americano.

• Apesar do empenho, a inflação permanece acima do objetivo de 2% do FOMC, mas diminuiu substancialmente, de uma taxa superior a 3%.

• O FOMC está fortemente empenhado em fazer com que a inflação regresse ao seu objetivo de 2%.

2. Congresso Americano Evita Paralisação:

O Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei de financiamento provisório, evitando a paralisação parcial do governo federal.

• Essa medida proporciona alívio aos mercados, pois evita interrupções nos serviços governamentais e mantém a estabilidade econômica.

• No entanto, os investidores continuam monitorando as negociações políticas em busca de soluções de longo prazo para questões fiscais e orçamentárias.

3. Impacto Global das Taxas de Juros:

O Federal Reserve já elevou sua taxa de juros ao patamar de 5,5% pontos percentuais em Janeiro de 2024, chegando ao maior valor desde 2001.

• Investidores temem que altas muito intensas nos custos dos empréstimos nas principais economias levem a uma recessão global.

• Com o resultado, o dólar continua sendo um ativo de refúgio, atraindo investidores em busca de segurança.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

• Os mercados também estão atentos às taxas de juros em outros países, como o Japão (BoJ) e União Europeia (BCE).

4. Perspectivas para o Payroll:

Na sexta-feira, teremos o relatório de empregos nos Estados Unidos, conhecido como Payroll.

• Os números de emprego serão observados de perto, pois podem influenciar as decisões do Fed sobre política monetária.

• Qualquer surpresa nos dados pode causar volatilidade nos mercados, incluindo o câmbio.

Resumo:

O dólar permanece como um indicador-chave da confiança nos mercados financeiros. Os investidores devem acompanhar as notícias e análises para tomar decisões informadas, considerando os eventos globais e as políticas dos bancos centrais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações