Dólar: Estresse dentro da semana

 | 16.08.2023 11:03

Recentemente, nos últimos dias de negociações, o mercado mais uma vez demonstrou que a bola da vez para as preocupações estão voltadas à atividade econômica e saúde da cadeia produtiva. 

Dados de emprego como o Payroll aliviaram de certa forma o aperto monetário fazendo com que se criasse certo ânimo e otimismo elevando as apostas para que o FED ao menos pule o mês de setembro para uma nova elevação na taxa de juros Norte Americana existindo ainda a possibilidade de fim dos aumentos e “apenas” manutenção do aperto de acordo com a pressão dos preços.

No entanto, ocorre que quem está puxando boa parte das atenções é a China, novamente. Dados recentes de PMI industrial, mostraram retração, abaixo de 50, Balança comercial apontou a maior preocupação com redução substanciosa tanto em volumes exportados quanto importados e PIB desacelerando 1% no acumulado anual. Pois bem, todo esse conjunto de indicadores assustaram o mercado e fez países do mundo todo sofrerem com suas paridades perante ao Dólar, T-Notes, Treasurys e Bunds alcançando máximas recentes. Podemos dizer que essa crise de confiança Chinesa azedou por enquanto o clima favorável que vínhamos tendo por aqui no Brasil.

Nos últimos meses a entrada de capital estrangeiro favoreceu fortemente nossa moeda, empresas voltadas principalmente à commodities também se deram bem em boa parte do tempo mas, o efeito da dúvida que paira no ar a respeito de se o governo Chinês voltará a entrar em ação para colocar a economia na plataforma de decolagem novamente, tem gerado grandes apreensões o que justifica a sequência de fuga de capital por aqui, abastecendo os ativos de maior segurança no mundo, os do Tesouro Norte Americanos e o próprio Dólar, nem o ouro foi o ativo mais escolhido nos últimos dias.   

Por fim, esclarecido o cenário atual que mais pesou em nosso Real, vale relembrar que em um passado não muito distante, um anúncio de novo estímulo econômico Chines pode voltar a animar as economias e frear as fortes altas do Dólar. Investidores Estrangeiros se tornaram muito bem comprados em contratos futuros de Dólar alcançando posições expressivas e bem distintas das semanas anteriores. Temos que acompanhar daqui pra frente novos dados da China assim como as especulações em torno dos cortes anunciados para a nossa taxa de juros. 

Colaboração: Marcos Alexandre Pinto

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações