Dólar hoje: Dia de PIB dos EUA e expectativas de dados

 | 28.02.2024 06:00

Bom dia, mercado do câmbio! O dólar à vista ontem fechou o dia cotado a R$ 4,9334 para venda, conforme informado pelos operadores da Getmoney. O mercado acionou a cada suporte rompido, gatilhos de venda, que foram puxando a cotação da moeda cada vez mais para baixo. O preço do minério de ferro também deu suporte à queda do dólar, por ser uma das principais commodities exportadas pelo Brasil. Os contratos do minério de ferro saltaram com a esperança de recuperação da demanda chinesa. Não sei de onde tiraram isso, mas enfim, a notícia foi essa. 
O IPCA-15 de fevereiro divulgado ontem foi o maior desde abril de 2022.
 
Internamente, o Ministério das Minas e Energia e o BNDES informaram que irão lançar um fundo de investimento em participações minerais estratégicos no Brasil, que pode mobilizar em torno de 1 bilhão de reais para investimento em aproximadamente 20 empresas com projetos de pesquisas, implementação e desenvolvimento de minas de minerais estratégicos para a transição energética. O BNDES aportará até 25% desse total. 
 
Para hoje já é esperada uma volatilidade no câmbio, devido ao fechamento da Ptax de fevereiro, que será amanhã. Ontem, o Banco Central informou que não haverá reunião do Conselho Monetário Nacional em fevereiro, pois não tem nenhum assunto na pauta. Na reunião de fevereiro normalmente vemos o balanço anual do BC ser aprovado, mas neste ano será diferente. 
 
Olhando para o exterior, a confiança do consumidor dos EUA caiu em fevereiro, após três meses consecutivos de avanço. Além disso, Michelle Bowman, diretora do Fed, sinalizou que ainda não há sinal concreto sobre quando o ciclo de cortes de juros nos EUA pode ser iniciado. A expectativa do mercado agora é sobre o PCE, que sairá amanhã, e é considerado o índice de inflação preferido pelo Fed para tomada de decisão com relação a taxa de juros. 
 
No calendário econômico para hoje teremos na Zona do Euro a confiança de empresas e do consumidor e expectativa de inflação para fevereiro. Por aqui, sairá o IGP-M de fevereiro e o fluxo cambial estrangeiro. Nos EUA, conheceremos o PIB do quarto trimestre do ano passado, discursos de Bostic e de Williams, membro do Fomc, e a balança comercial de janeiro. 
 
Bons negócios a todos e muito lucro!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações