Dólar hoje: Reagindo às decisões de juros

 | 30.01.2025 06:00

Bom dia, mercado do câmbio. O dólar à vista fechou o dia de ontem cotado a R$ 5,8682 para venda, conforme informado pela mesa da Getmoney corretora.

O dia foi de consolidar o que já era esperado pelo mercado. O Fed manteve a taxa de juros dos EUA inalterada, por unanimidade, entre 4,25% e 4,5% ao ano. No comunicado foi reforçado o compromisso de trazer a inflação para a meta de 2% e que seguirão dependentes de dados para futuras decisões sobre os juros por lá. Não falaram que a inflação progrediu em direção a meta, como tinham feito anteriormente, e sim que o aumento dos preços "continua elevado”. Também não houve guidance para as próximas decisões. O mercado entendeu o comunicado como hawkish (duro). No pronunciamento de Jerome Powell, foi dito que o Fed levará tempo para analisar as políticas do presidente Donald Trump e que ainda não se sabe quais serão as tarifas aplicadas e nem como ficará a política fiscal e regulatória.

Por aqui o Copom, como já estava dito e precificado, aumentou nossa Selic em 1% e agora temos uma taxa de juros de 13,25% ao ano. Foi a primeira reunião com Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central. O colegiado conta ainda com mais três diretores indicados pelo presidente Lula. O carry trade, portanto, deu um respiro pra nossa moeda!

Hoje é dia de ver se a taxa do dólar já está precificada nesta Selic aumentada por unanimidade em 1% ou se ainda teremos mais algum ajuste, afinal, o colegiado indicou mais um aumento de 1% para a reunião de 19 de março. A preocupação continua sendo a desancoragem das expectativas de inflação por mais tempo e a inflação de serviços. Lógico que disseram que vão acompanhar os impactos da política fiscal. Não houve precificacao da taxa final de inflação, o guidance foi apenas até a próxima reunião.

Só que preciso lembrar a vocês que amanhã é dia de Ptax de final de mês, e para quem me acompanha aqui já conhece o movimento, né? A tradicional “briga” entre comprados e vendidos em dólar. Nos últimos meses vimos esse movimento dar uma “valorizada” no dólar. É provável que hoje já possamos sentir impacto disso.

No calendário econômico para hoje continua o feriado de Ano Novo na China e vamos acompanhar na zona do euro, antes do mercado abrir, o PIB do quarto trimestre de 2024, a taxa de desemprego de dezembro e expectativas de inflação ao consumidor de janeiro. Teremos por lá a decisão de taxa de juros, seguida da declaração de política monetária do BCE (10:15 hrs). A coletiva de imprensa do BCE será às 10:45 hrs. No Brasil sairá o IGP-M de janeiro (8:00 hrs) e índice de evolução de emprego do Caged de dezembro (14:30 hrs). Nos EUA conheceremos o índice PCE, o PIB do quarto trimestre e os pedidos por seguro-desemprego (10:30 hrs).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bons negócios a todos e muito lucro!

Vanessa Blum Colloca

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações