Dólar hoje: Semana desafiadora para a moeda brasileira

 | 08.04.2024 06:00

Boa semana, mercado do câmbio! E lá vamos nós para mais uma semana desafiadora para a moeda brasileira. Para contextualizar, iniciaremos aqui, como sempre, com a cotação de fechamento do último pregão. O dólar à vista fechou a semana passada cotado a R$ 5,0654 para venda, conforme informado pela Getmoney. 
 
Embora o que está fazendo preço no dólar seja o noticiário externo, por aqui temos catalizadores pesando também. A Petrobras (BVMF:PETR4) deu uma afugentada nos investidores, com a “ameaça Mercadante”, que desagradou o mercado, por se tratar de uma figura intervencionista. Além disso, segue o “braço de ferro” entre o Congresso e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, numa tentativa desesperada de Haddad aumentar a arrecadação sob o risco de não consguir gastar tanto quanto esse governo espera, afinal o gasto agora está atrelado a arrecadação. Isso tudo não está facilitando nada o ambiente para o real.
 
Na sexta-feira, conforme eu tinha dito aqui para vocês, o Payroll veio mais forte do que esperado, e isso impactou na cotação do dólar. Como a criação de vagas de empregos nos EUA veio acima do esperado, o mercado crê que o Fed possa adiar o início do ciclo de corte de juros e isso faz com que o dólar suba ante a moedas emergentes. Pelo simples fato de que é melhor investir em país onde o ambiente é mais seguro do que aqui, por exemplo, que apesar do diferencial de juros ainda compensar existe uma insegurança jurídica. Pelo menos por enquanto, até que se defina se o déficit zero será cumprido e como, e o desenrolar da reforma tributária, o investidor vê o Brasil como no mínimo duvidoso para colocar sua grana. 
 
Para esta, o semana mercado vai operar na expectativa da quarta-feira, data que sairá a Ata da última decisão de política monetária do Fed nos EUA, Nesta Ata, poderemos ver pistas sobre os próximos passos da decisão de juros por lá, que na verdade é o que está dando o tom ao preço do dólar. Além disso, na quarta sairá por lá o IPC. Aqui também, no mesmo dia, teremos um importante índice de inflação, o IPCA, e na China o IPC e IPP. 
 
Agora é acompanhar e ver o cenário doméstico na política e economia para dar aquela “apimentada” no câmbio. O calendário econômico para hoje está bem vazio: aqui sairá o tradicional Boletim Focus de todas as segundas-feiras, e nos EUA as expectativas de inflação ao consumidor. 
 
Ótima semana a todos e muito lucro.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações