Dólar: Hoje tem Payroll para influenciar o câmbio

 | 05.01.2024 06:00

Bom dia, mercado do câmbio. E lá vamos nós para o último pregão da semana. Ontem o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,9073 para venda, segundo informado pela Getmoney. 
 
Hoje quem vai “falar mais alto” para nós é o Payroll, relatório de empregos dos EUA, e o queridinho do Fed para balizar apostas de taxas de juros. O mercado financeiro aposta em cortes nas taxas do Fed, mas as autoridades de política monetária norte-americana avisaram na Ata que estão de olho em dados, pois consideram o cenário futuro ainda incerto. Nem eles sabem por quanto tempo precisarão manter a taxa de juros na atual faixa de 5,25% a 5,50% para garantir que a inflação retorne à meta de 2%.
 
Por aqui a nossa balança comercial “bombou” em 2023. Ontem o Brasil divulgou o fluxo cambial, que embora tenha ficado negativo em dezembro mostrou que, no ano passado, tivemos a maior entrada líquida de dólares em 11 anos, no total de US$11,431 bi.
Devido às férias da “galera” da política, estamos com o ambiente interno mais calmo e o que está fazendo preço é o exterior. 
 
Agora é acompanhar como virão os números do Payroll, se vierem mais alto do que o esperado pelo mercado, ponto para o dólar; se vierem abaixo das expectativas, daí ponto para o real. Quanto aos cortes de juros nos EUA, quanto antes começarem pior para o dólar, se mantiverem alto veremos o dólar mais forte. O capital migra para onde pagam retornos melhores e, por aqui, ainda que tenhamos dois cortes de 0,5 pp no radar, já anunciados pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ainda somos um país com ótimo retorno de juros. 
 
No calendário econômico para hoje vamos acompanhar na zona do euro o IPP de novembro e o IPC de dezembro. Nos EUA, o Payroll sairá às 10h30, depois sairá o PMI de dezembro de não-manufaturados e teremos discurso de Barkin, membro do Fomc, à tarde. No Brasil, o superávit orçamentário e a produção industrial de novembro, e o IGP-DI e balança comercial de dezembro.
 
Bons negócios a todos, muito lucro, e um excelente final de semana.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações