Dólar hoje: Vamos na expectativa das decisões de juros aqui e nos EUA

 | 30.01.2024 06:05

Bom dia mercado de câmbio! O dólar à vista fechou o dia ontem cotado a R$ 4,9514 para venda, conforme informado pelos operadores da Getmoney.

AS MELHORES AÇÕES DE 2024: É hoje! Inscreva-se no workshop e saiba encontrar verdadeiras joias na bolsa brasileira com Cristiane Fensterseifer

Pessoal, mercado estressou com a “quebra” da construtora chinesa Evergrande (HK:3333). Essa notícia abalou a confiança no mercado imobiliário chinês. Notícias ruins no gigante asiático sempre influenciam na cotação de dívidas de países exportadores de commodities , como o Brasil.

Olha só, a gente analisa, estuda e de repente surgem fatos que descolam o câmbio de qualquer análise. Não que eu achasse que o dólar ia cair, como grande parte dos economistas que está animado com o carry trade (diferencial de juros daqui e dos EUA), eu já aprendi que no câmbio a gente opera com o efeito surpresa. E que a expectativa forma mais preço do que o fato. Para o dólar cair o ciclo de corte de juros nos EUA tem que começar de fato, e além disso o mundo precisa se acalmar com as guerras e o fiscal aqui ficar resolvido.

De fat, amanhã será o fechamento da Ptax de janeiro, com a volatilidade garantida como de praxe e a “briga” entre comprados e vendidos para tentar manipular isso. Além disso, teremos a já sabida decisão de juros dos EUA, que deve manter os juros inalterados, mas no comunicado poderemos balizar as apostas para o início do ciclo de corte. Aqui, quase certo o corte de 0,5 ponto percentual, já anunciado por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. A nossa decisão de juros só sairá após fechamento do mercado.

E seguimos acompanhando a novela fiscal e o governo gastador que vai ter que arrumar um jeito de arrecadar para gastar e de sobremesa cumprir o déficit zero! Tá fácil… só que não.

Pelo mundo, as tensões no Oriente Médio continuam elevadas, após um grupo apoiado pelo Irã atacar uma base militar dos EUA na Jordânia.

Calendário econômico para hoje teremos o PIB da zona do euro do quarto trimestre de 2023 e as confianças do consumidor, da indústria e do setor de serviços de janeiro, além de discursos de membros do Banco Central Europeu (BCE). Por aqui, sairá o IGP-M de janeiro, índice de inflação do aluguel. Nos EUA, a confiança do consumidor de janeiro, oferta de empregos Jolts de dezembro e reunião do FMI.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bons negócios a todos, muito lucro, e mantenho o conselho de ficarem de olho nas janelas de oportunidades que o câmbio terá nestes dias.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações