Dólar Já Começou Dando Seu Recado Para 2022

 | 04.01.2022 05:20

Os investidores realizaram lucros após a moeda americana registrar fortes perdas na última sessão do ano passado. Com isso, o dólar terminou o primeiro dia útil de 2022 cotado a R$ 5,6646, registrando alta de 1,63%. Além disso, após o Réveillon, mercado está monitorando os casos da variante ômicron do coronavírus . Aparentemente, esta cepa é menos letal, porém bastante contagiosa.

Apesar da melhora em dados fiscais recentes, com o setor público consolidado brasileiro registrando superávit primário maior do que o esperado em novembro, existe uma grande fragilidade fiscal, no que diz respeito às pressões por mais gastos permanentes neste ano eleitoral. Esse tema deve nos perseguir no decorrer do ano.

O mercado financeiro diminuiu novamente a previsão para o crescimento da economia brasileira em 2022. As projeções constam do primeiro boletim Focus de 2022. PIB foi de de 0,36% ante 0,42% estimado no boletim anterior. A estimativa de inflação ficou em 5,03%, a mesma da semana passada. A previsão para a taxa básica de juros ao final de 2022 ficou em 11,50% no ano, a mesma da semana anterior. A estimativa para a cotação do dólar em 2022 ficou em R$ 5,60, a mesma do boletim anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou 2021 com alta de 0,57% em dezembro e acumulou no ano avanço de 9,34%.

A atividade industrial da zona do euro continuou mostrando resiliência no final de 2021 uma vez que a fábricas aproveitaram um alívio nos gargalos das cadeias de oferta e estocaram matérias-primas a um ritmo recorde, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI). O PMI ficou em 58,0 em dezembro, confortavelmente acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Hoje teremos, nos EUA, ofertas de emprego de novembro e PMI industrial de dezembro. Amanhã serão conhecidos o PMI composto da zona do euro referente a dezembro, a variação de emprego privado de dezembro e a ata da última reunião do Fomc nos EUA. Essa sim merece atenção para vermos as diretrizes da política monetária americana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações