Dólar: Mercado Aposta na Alta Antecipada do Juro Americano e Incerteza Fiscal

 | 24.11.2021 06:00

Mercado está apostando numa alta antecipada do juro nos EUA, com o chairman Jerome Powell confirmado para mais quatro anos no comando do Federal Reserve (Fed). Segundo ele, a abertura da economia global e os efeitos contínuos da pandemia levaram ao desequilíbrio de oferta e demanda gargalos nas cadeias de produção e uma explosão na inflação.

O relator da PEC dos precatórios, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), apresentará hoje a versão final do seu parecer na CCJ do Senado. Se tudo der certo, a proposta será votada amanhã na comissão e semana que vem no plenário. O grande problema é o auxilio se transformar em “permanente” e não há fonte permanente de recurso para bancar este gasto, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A proposta de “carimbar” os gastos com o Auxilio Brasil e despesa previdenciária é vista como expediente para evitar que a folga no teto de gastos expandido seja usada para uma “farra fiscal” no ano da eleição.

Para atualizar o impacto do teto de gastos, a economia revisou o IPCA deste ano de 8,7% para 9,6%, apesar de o mercado já falar em mais de 10%. Não vejo outra reação para o mercado a não ser ficar bem assustado, uma vez que a equipe do ministro Paulo Guedes fala que não tem plano B e o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, dizer aos senadores que, sem a aprovação da PEC, há o risco de o governo decretar um novo estado de calamidade pública às vésperas do primeiro turno. Esse estado de calamidade novo ou a prorrogação do auxilio emergencial pode colocar as contas públicas fora de controle.

As incertezas são sobre o tamanho do estrago no final da história com um auxilio permanente e sem fonte permanente de receita. O governo poderá ser obrigado a reajustar todo ano, pela inflação (INPC) os valores do benefício do Auxilio Brasil.

Não é só a PEC passar e, pronto, está tudo resolvido, acho que o problema fiscal brasileiro no curto prazo não está somente amarrado à PEC. Ele está na baixa confiança de agentes econômicos no comprometimento do governo com o teto fiscal.

Ontem outro componente que fortaleceu o dólar foi a fuga de capitais da Turquia. A lira turca chegou a despencar 15% ontem, em seu segundo pior dia de história, depois de o presidente do país, Tayyip Erdogan, defender os recentes e acentuados cortes nas taxas de juros e prometer vencer sua "guerra econômica pela independência", apesar de críticas e apelos generalizados para reverter o curso.

Hoje sai o CAGED, índice de evolução do emprego no Brasil e a confiança do consumidor. Nos EUA, PIB trimestral, os pedidos iniciais por seguro-desemprego e a Ata do Fomc, que é o principal da agenda.

Novamente falando em inflação, que se desvia dos objetivos e pede uma ação mais agressiva da política monetária, o mercado vai derrubando as estimativas para o PIB 2022.

Amanhã, feriado nos EUA, aqui reunião do Conselho Monetário Nacional, IPCA-15, na Europa BCE publica a ata da reunião de política monetária.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações