Dólar: O câmbio em semana da super quarta

 | 30.01.2023 06:05

A perspectiva de desaceleração do ritmo de elevação de juros nos Estados Unidos e à valorização das commodities com a reabertura da economia chinesa tem ajudado o real.

O dólar americano encerrou a semana cotado a R$ 5,1120 para venda, com um recuo acumulado de 1,84% na semana. Na sexta-feira, houve espaço para um movimento de correção no mercado de câmbio, que vinha de quatro pregões consecutivos de baixa, período em que o dólar acumulou desvalorização de 2,55%.

Na política, a semana encerrou com declarações do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, dando conta de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definirá com Estados e municípios um plano de investimentos em obras no País, o que aponta para aumento de gastos públicos no momento em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta sinalizar apego à responsabilidade fiscal. Enquanto os ministros da Fazenda e do Planejamento, Simone Tebet, tentam reforçar agenda de controle de gastos, Lula e outros ministros falam em obras e financiamento do BNDES a outros países. Parece que estão em momentos contraditórios.

Nesta semana, teremos a super quarta, com decisão de política monetária do Federal Reserve. O Fed deve confirmar redução do ritmo para 25 pontos, o que vai continuar dando fôlego a moedas emergentes. E também o primeiro encontro do Copom após críticas de Lula à atuação do BC e à meta de inflação. Tudo indica que deve permanecer um bom diferencial entre juros interno e externo com o fim do ciclo de alta nos EUA. Portanto, o real deve se beneficiar com o movimento de carry trade.

Hoje, certamente teremos rolagem de contratos futuros que vencem em janeiro e a retomada de posições defensivas.

Além de tudo isso, amanhã é dia de PTAX de final de mês, e a volatilidade está garantida para hoje com a disputa entre comprados e vendidos no câmbio.

E como hoje é segunda feira, por aqui sairá o tradicional boletim focus e conheceremos o IGPM de janeiro (índice de inflação e reajuste de aluguéis). Na Europa, acompanhe a confiança de empresas e consumidores.

Bons negócios a todos e uma semana repleta de lucros! Vamos ter diversas janelas de oportunidades de realização pela volatilidade da Ptax e pelas definições de juros na semana!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações