Euro: Paridade com o dólar entra no radar se nível de 1,02 for rompido

 | 17.10.2023 09:31

  • A tensão no Oriente Médio aumentou as expectativas de que o euro e o dólar atinjam a paridade. 

  • A Europa sofre com riscos inflacionários decorrentes da alta dos preços de energia. 

  • Uma análise do Investing.com indica que o EUR/USD precisa superar e sustentar o nível de 1,02 para caminhar em direção à paridade. 

  • O último conflito no Oriente Médio levou analistas do mercado de câmbio em Wall Street a cogitar a possibilidade de o euro atingir a paridade com o dólar, por conta dos efeitos que a crise naquela região podem exercer sobre o setor de energia da Europa, especialmente em termos inflacionários.

    Grandes bancos de investimento, como JPMorgan Chase, Citibank e Goldman Sachs (NYSE:GS), preveem que o dólar atinja a cotação de 1:1 com a moeda única em algum momento entre o final deste ano e os próximos seis meses. 

    No entanto, uma análise do Investing.com, em parceria com o SKCharting.com, mostra que, para que essa paridade entre as duas divisas se concretize, o EUR/USD precisa romper e sustentar o nível de 1,02, enquanto o Índice Dólar (DXY) — que compara a moeda americana a uma cesta de seis outras grandes divisas, inclusive o euro — precisa romper a resistência de 107,37. 

    No momento da escrita, o par estava em 1,0539, após atingir uma mínima de 22 meses de 1,0448 em 3 de outubro. Enquanto isso, o DXY estava em 106,36, após alcançar uma máxima de 11 meses de 107,35 também em 3 de outubro.