Dólar pode continuar ganhando força contra principais divisas neste ano?

 | 18.08.2023 14:39

  • O dólar (DXY) está ganhando força e testa as máximas de julho perto de 103,5
  • Enquanto isso, o euro se enfraqueceu, e o iene disparou contra a moeda americana.
  • No geral, o dólar pode permanecer forte nos próximos meses contra a moeda única e a divisa japonesa.
  • O Índice Dólar está formando um novo pico dentro da tendência registrada em 2023. O movimento formou máximas mais baixas em março, maio e julho.

    Nesta semana, a moeda americana continuou ganhando força, ao testar níveis acima de 103,5, pico de julho. Esse é, portanto, um ponto crucial, e vamos acompanhar de perto se o índice rompe o padrão de picos mais baixos e começa uma reversão da tendência de queda.

    O comportamento das taxas dos títulos do governo americano também pode ter um papel importante na ascensão do DXY, principalmente com o suporte da política monetária do Federal Reserve e de dados consistentes dos EUA.

    Tivemos alguns eventos importantes nesta semana. As vendas no varejo dos EUA foram melhores que as expectativas, indicando força econômica. Além disso, a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) reforçou o compromisso do Fed com a meta de 2% para a inflação.

    As declarações mais rígidas do documento foram vistas como uma possibilidade de um período prolongado de taxas de juros mais altas, o que favorece o dólar. Além disso, os pedidos de seguro-desemprego ficaram em linha com as projeções, e houve um aumento notável no Índice de Manufatura da Filadélfia, todos contribuindo para uma posição firme do dólar.

    Por outro lado, as taxas dos títulos de 2 anos e 10 anos dos EUA vêm aumentando desde março, revisitando os níveis máximos vistos durante a pandemia. Nesta semana, o rendimento dos papéis de 2 anos atingiu 5%, e o rendimento dos títulos de 10 anos chegou a 4,33%.

    Se esses níveis forem superados, pode ser favorável para o dólar.